
de São Mateus do Sul. (Fotos: Éber Deina/Gazeta Informativa)
Na última quinta-feira (3), foi celebrado mundialmente o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (PcD). A data tem o objetivo de ressaltar tanto a necessidade, quanto a importância da inclusão social destes indivíduos, de maneira com que os mesmos sejam vistos com um olhar mais respeitoso por parte de toda a sociedade. De acordo com informações divulgadas pela ONU, aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência.
O Estatuto da Pessoa com Deficiência, regulamentado através da Lei Federal nº 13.146 de 2015, constituiu um avanço bastante significativo. Ele contém diversos aspectos, desde o combate a estereótipos por parte da administração pública, assim como a proposição da erradicação de preconceitos e qualquer outra prática prejudicial às pessoas com deficiência. No entanto, o desafio da inclusão social é uma batalha diária. Cabe a todos nós enquanto sociedade esta responsabilidade!
A atuação da APAE em São Mateus do Sul
Merece grande destaque, a importantíssima atuação exercida pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Mateus do Sul. A entidade completou 40 anos no último mês de outubro, superando muitos desafios e proporcionando diretamente a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência em nossa cidade. Atualmente a instituição conta com cerca de 130 alunos matriculados, além de manter atendimentos através do SUS (Sistema Único de Saúde) e do projeto PRONAS/PCD (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência).


Além da Escola 21 de Outubro, a APAE-SMS atua junto a área da saúde das pessoas com deficiência em nosso município. A manutenção do Centro de Saúde José Carlos Obrzut realizada através de muito esforço, é para que continuem sendo oferecidos diariamente, serviços nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Medicina, Odontologia, Psicologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Hidroterapia e Assistência Social.
A importância da inclusão social
A Lei de Inclusão, citada no início desta reportagem, trouxe algumas garantias fundamentais às pessoas com deficiência no Brasil. No entanto, ainda é uma necessidade fazer com que todos os direitos advindos dela produzam efeitos reais na sociedade. A questão de inserção destes indivíduos na sociedade brasileira é algo sempre pertinente, tendo em vista as dificuldades diárias vividas por esta importante parcela da população brasileira.
Um dos objetivos da Lei de Inclusão, é garantir que as pessoas com deficiência tenham direitos próprios, para que se igualem perante a sociedade, deixando-as no mesmo nível de convívio, locomoção, atendimento em órgãos públicos, garantindo ensino de qualidade, capacitação e também a inclusão profissional destes indivíduos. Cabe a todos nós enquanto cidadãos, respeitar e enaltecer o valor das pessoas com deficiência, convivendo em estado de igualdade com todos dentro da comunidade.
Éber Deina
Últimos posts por Éber Deina (exibir todos)
- Câmara Municipal de Vereadores tem nova Mesa Diretora definida - 15 de janeiro de 2021
- Observatório Social promove reunião de apresentação junto à Prefeitura Municipal - 15 de janeiro de 2021
- Retrospectiva 2020: um ano repleto de desafios e superação - 5 de janeiro de 2021
Comentários