Dom Walter Jorge esteve na Igreja Nossa Senhora da Rosa Mística, na Vila Pinheirinho, e presidiu a inauguração da Capela local. (Foto: Diocese de União da Vitória)

Comunicado oficial do bispo diocesano, dom Walter Jorge Pinto, informou transferências e nomeações, que terão “validade segundo as datas das devidas provisões”, conforme o documento publicado pela Cúria de União da Vitória. A diocese engloba São Mateus do Sul, Antônio Olinto e São João do Triunfo e está em recesso até dia 12 de janeiro de 2021.

As mudanças anunciadas na sexta-feira (18/12), antes do início do recesso da Cúria, alteram os vigários gerais e nomeiam novos párocos em três paróquias de São Mateus do Sul. Antônio Olinto e São João do Triunfo não têm alterações, a princípio. As posses serão anunciadas, posteriormente, em que se configuram na prática as mudanças anunciadas pelo padre Abel Zastawy, chanceler do bispado

O padre Mário Fernando Glaab deixara a função de diretor do Seminário Rainha das Missões e acumulas as funções de vigário geral da Diocese de União da Vitória e Paróquia Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul. Por sua vez, João Henrique Lunkes deixa a administração da Paroquial da Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa e assumirá a direção do seminário diocesano na sede da Cúria.

No lugar do padre Lunkes assume o sacerdote José Levi Godoy que é atual pároco da Paróquia de São Joaquim e Senhora Sant’Ana, em Paulo Frontin. A nomeação sairá conforme o rito da Igreja Católica. O novo administrador frontinense será Evaldo Przywitowski Karpinski. E o diácono José Damião dos Santos Souza será nomeado vigário da Paróquia de São Mateus, em São Mateus do Sul.

O mesmo documento cita, ainda, que dom Walter Jorge aprovou a ordenação diaconal de Alisson Marlon de Moura, prevista para ser realizada em 20 de fevereiro de 2021 na Paróquia de São Carlos Borromeu, em Paula Freitas. Definiu, também, o ano de estágio pastoral dos seminaristas, Diego Nakalski, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul e Douglas da Silva Ribas, em Antônio Olinto.

Por conta do recesso, a reportagem não teve acesso aos detalhes sobre datas para as transferências se concretizarem. Da mesma forma, os sacerdotes poderão expor mais detalhes sobre suas novas gestões, assim que for definida a efetiva mudança. Glaab respondeu pelo bispado durante a vacância episcopal, por conta da morte do bispo Dom Agenor Girardi, entre fevereiro de 2018 e abril de 2019 (posse de dom Walter).

Godoy está trabalhando atualmente em Paulo Frontin e foi, por longo período, pároco da Catedral Sagrado Coração de Jesus em União da Vitória. Gestão feita pelo padre Silvano Surmacz que justamente atendia São Mateus do Sul há poucos anos. Por sua vez, no domingo passado (20/12), o bispo esteve na Igreja Nossa Senhora da Rosa Mística, na Vila Pinheirinho, e presidiu a inauguração da Capela.

Sidnei Muran

Sidnei Muran

Jornalista (MTB 7597 DRT/PR), formado pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), pós-graduado em História e Cultura pela Unespar – campus de União da Vitória e Licenciado em História pela Unespar – campus de União da Vitória.
Sidnei Muran

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Cemitérios de São Mateus do Sul terão Missas no Dia de Finados
Comemoração pascoal não terá benção de alimentos nas igrejas
Jovens criam grupo para unir religiões em busca de evangelização em São Mateus do Sul