Especial

Do Armazém Central às Lojas Leonardo: a história do comércio da família Staniszewski

O empreendedorismo está no sangue da família Staniszewski, e os cinco irmãos que hoje são responsáveis pelas Lojas Leonardo contam como tudo começou. Da esquerda para a direita: Márcio Staniszewski, Leonardo Staniszewski, Lucimara Staniszewski, Gerson Staniszewski e Gilberto Staniszewski, proprietários das Lojas Leonardo. (Foto: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Em 1961, Leonardo Staniszewski e três dos seus doze filhos, montaram uma sociedade e atendiam as longas listas de compras dos moradores da cidade e interior. O “Armazém Central”, localizado na Avenida Ozy Mendonça de Lima, 377 (onde hoje encontra-se o Laboratório Avenida), era o lugar onde os são-mateuenses compravam de tudo: produtos alimentícios, armarinhos (fio, zíper etc.), utilidades, tecidos e confecções. Na época conhecido como armazém de “secos e molhados”.

No ano de 1972 o Armazém Central muda para o novo endereço (atual Lojas Leonardo). Quando o fundador Leonardo falece em 1979, o filho mais novo Luciano, adquiriu as partes dos demais sócios e herdeiros, e a partir de 1984 assume juntamente com a sua esposa Maria de Lourdes a empresa, que passa a chamar-se Comércio Leonardo, em homenagem ao seu pai.

Luciano, a esposa e os filhos passaram a ter total responsabilidade sobre o tradicional estabelecimento. Com o papel e a caneta nas mãos, os filhos do casal separavam os produtos dos clientes ajudando na empresa da família. “Lembro que tínhamos produtos alimentícios vendidos a granel, utensílios de plásticos, utilidades em geral e roupas em um ambiente só. Fazíamos entregas no fim da tarde e marcávamos as compras em uma caderneta, para ter o controle de tudo que entrava e saía”, relembram. Calculadora era um luxo para a época, e as contas precisavam ser feitas diretamente no papel. Os irmãos trabalhavam com atendimento, compras, vendas, entregas, e contabilidade do comércio que ficava cada vez mais conhecido.

Em 1987 foi concluída a primeira ampliação tanto no espaço quanto nos produtos que estavam sendo vendidos, dando início a comercialização de alguns eletrodomésticos, colchões e móveis, e aos poucos, os “secos e molhados”, começaram a serem substituídos. “A partir desse momento, o nosso pai Luciano percebeu que estávamos no caminho certo”, dizem.

Os cinco irmãos, vendo que as mudanças estavam dando bons resultados, fizeram mais duas ampliações na loja, investindo em instalações modernas e maior mix de produtos. Percebendo a boa aceitação por parte dos clientes dessa nova maneira de administrar, em 2007 resolvem abrir as primeiras filiais, em São João do Triunfo e Três Barras. Em seguida surge a loja especializada em móveis planejados, a Leonardo Design. Três anos depois inauguraram a terceira filial em Canoinhas.

Com muito esforço e união dos irmãos, em outubro de 2012 comemoram mais uma conquista, a inauguração da Leonardo Modas, uma loja moderna e ampla, especializada em confecções e calçados. Como toda empresa, também tiveram momentos difíceis, um incêndio em abril de 2014 que consumiu parte da loja matriz.

Hoje, os irmãos Lucimara, Gilberto, Gerson, Márcio e Leonardo, seguindo o exemplo do pai e conselheiro, falecido em novembro de 2017, continuam o trabalho com responsabilidade e dedicação, tendo como missão, satisfazer as necessidades de consumo dos clientes, oferecendo produtos de qualidade e preços competitivos. Acreditando num futuro promissor de São Mateus do Sul e região, planejam e sonham com novas conquistas.

CHARGE:

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Mascote oficial do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul ganha nome
São-mateuense volta de intercâmbio nos EUA
O são-mateuense e seu baú de histórias

Os comentários estão fechados