Cidade

Dois Minutos de História: Série de pequenos vídeos deve contar a história de São Mateus do Sul

Da esquerda para a direita, Tiago Portes Borges (desenhos e narrações); Gerson Cesar Souza (pesquisa e roteiro); Gideão Portes Borges (fotografia e filmagens) e Helio Formaggio Junior (edição)

Dia 25 de outubro (domingo), foi lançado no Youtube o primeiro episódio da série Dois Minutos de História. O projeto foi criado por Gideão Portes Borges (fotografia e filmagens), Tiago Portes Borges (desenhos e narrações), Helio Formaggio Junior (edição) e Gerson Cesar Souza (pesquisa e roteiro), com o intuito de mostrar a belíssima história de São Mateus do Sul de uma forma interessante, e tornar público os fatos até então desconhecidos por muitas pessoas. “Além de levar muita informação para todas as pessoas, os vídeos poderão ser usados por escolas para incentivar os estudos. Queremos levar uma história de fácil degustação – curta e visual, a todos os são-mateuenses”, destaca Gerson.

Serão produzidos cerca de 15 vídeos. Até o momento, sete roteiros já estão prontos. Os demais, já estão sendo produzidos pela equipe. Segundo os idealizadores do projeto, cada produção é um aprendizado. Conforme Gerson, muitos elogios e sugestões surgiram após o lançamento do primeiro vídeo. “Mas torcemos para que apareçam as críticas também. Queremos ver a história sendo discutida”, destaca Gerson.

A ideia do programa surgiu após Gideão fazer um vídeo com o Lourival Effco – mais conhecido como Jacaré. “O Gerson comentou que estava realizando uma pesquisa histórica sobre São Mateus do Sul. E eu falei que fazia vídeos, entrevistas etc. Então, surgiu a ideia de contar a história do município através dos vídeos. Em episódios de 2 minutos cada, para facilitar a visualização. Sendo divulgado semanalmente. O Gerson já estava realizando a pesquisa histórica, e seria responsável pelo roteiro. O Tiago faria a narração e as ilustrações, já que tem facilidade com desenhos. Eu com as fotos e filmagens – e no início a edição, mas como a edição de vídeo é um pouco trabalhosa, chamamos o Hélio que é especialista no assunto, e assim completamos o time. O objetivo é mostrar a história do município de uma forma interessante, e tornar público os fatos até então desconhecidos por muitos de nós. Poderá ser usado por escolas para incentivar os estudos”, relata Gideão.

Fundadora e proprietária da Gazeta Informativa, graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e pós-graduada em Produção e Avaliação de Conteúdos para as Mídias Digitais.

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
1º Simpósio da IG-Mathe é realizado em São Mateus do Sul
Lar São Mateus está passando por reforma
Caminhões saem de São Mateus do Sul escoltados para abastecimento da Defesa Civil

Os comentários estão fechados