Geral

Dom Agenor Girardi comenta visita à São Mateus do Sul

Foto: Mirela Ohpis Cordeiro

O novo Bispo da Diocese de União da Vitória, que pertence a Paróquia São Mateus, Dom Agenor Girardi, que tomou posse no dia 12 de junho, fez uma visita à São Mateus do Sul. “Esses primeiros dias como Bispo Diocesano estão sendo muito proveitosos. É o momento de conhecer a Diocese, visitar as comunidades, encontrar as pessoas e participar dos diversos Movimentos e Pastorais da Igreja”, diz Dom Agenor Girardi, em entrevista exclusiva ao Jornal Gazeta Informativa.

Dom Agenor Girardi conta que seu plano é visitar todas as Paróquias da Diocese, que são 25, o mais breve possível. “Cheguei em São Mateus do Sul no domingo, 21 de junho, à tarde, e permaneci até segunda-feira, dia 22. Após o almoço, servido na Casa Paroquial, regressei a União da Vitória, onde outros compromissos aguardavam-me. Fiquei hospedado na Casa Paroquial da Paróquia São Mateus, onde fui bem acolhido pelos padres e o povo em geral. Minha saudação ao povo de São Mateus do Sul e obrigado pela acolhida fraterna por parte de todos”, comenta.

No domingo, 21, à tarde, Dom Agenor Girardi visitou a comunidade Nossa Senhora das Graças, de Paiol Grande. Às 16h, celebrou a missa no encerramento do Retiro que foi realizado no Terço dos Homens, com a presença de umas 100 famílias. Às 19h, presidiu a Missa na Igreja Matriz São Mateus, com a participação muito boa da comunidade, onde foi recepcionado pelos pároco Padre Silvano Surmacz, pelo Vigário Paroquial Padre Joviano José Salvatti e pelos líderes da Paróquia São Mateus.

Dom Agenor conta que já conhecia São Mateus do Sul, quando passava para ir a Curitiba. Porém, como visita pastoral é a primeira vez. “Gostei muito de ver a participação do povo nas duas missas que celebrei. Quanto a cidade ainda não conheço muito bem. Um dos pontos que me chamou a atenção foi a visita às dependências da Petrobras – Six, realizada na segunda-feira, 22, de manhã”, diz.

Padre Silvano Surmacz conta que na visita à Petrobras – Six, foram muito bem acolhidos pelos gerentes gerais de suas áreas, Gerson Cesar Souza (colunista da Gazeta Informativa) e Adnelson Campos. “Eles nos conduziram para uma visita geral nesta que é uma das mais importantes geradoras de emprego, bem como por ser uma indústria muito peculiar, explorando o minério do xisto. Dom Agenor ficou assaz impressionado com o que viu e ouviu. Ele adorou a visita”, relembra Silvano.

De acordo com Silvano, a visita de Dom Agenor foi muito importante. “Porque ele pode conhecer um pouco da nossa realidade, a fé e a simpatia do nosso povo. Admirou-se muito com o fato da Igreja estar cheia de crianças, adolescentes e jovens, entre outros, a organização esmerada da Liturgia da Missa, a beleza arquitetônica da Matriz, o zelo dos líderes, a boa acolhida que recebeu e saiu muito contente. Para nós foi um dia memorável, pois há um ano rezávamos pedindo um novo Bispo, e nossas orações foram ouvidas, pois recebemos um grande Pastor e um grande homem”, diz Silvano.

A missão

Como Bispo Diocesano, Dom Agenor é o maior responsável pela condução pastoral e administrativa da Diocese de União da Vitória, que abrange 13 municípios e 25 paróquias. Para ele, foi uma surpresa ser nomeado Bispo desta Diocese. “Estava há quatro anos como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre (RS). O Papa Francisco me encontrou e me nomeou. Acolhi essa missão na obediência e na fé, com disposição para servir e aprender com este povo”, conta.

Dom Agenor afirma que o Bispo é o primeiro animador da vida pastoral e comunitária da Diocese. Porém, sozinho o Bispo não realiza nada. É preciso o empenho e a dedicação de todos para que o Plano de Pastoral seja realizado. “É importante caminharmos juntos construindo o Reino de Deus nesta Diocese”, acrescenta.

Seu plano pastoral, como já disse anteriormente, é passar em todas as paróquias. “Conforme a agenda diocesana visitarei assim que for possível, novamente a cidade de São Mateus do Sul. Minha saudação às três paróquias pertencentes à essa cidade: São Mateus, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Nossa Aparecida de Czestochova. A Bênção de Deus a todos”, fala Girardi.

Mensagem aos leitores da Gazeta Informativa

“Vamos renovar nossa fé em Cristo Jesus cada dia da nossa vida, meditando e estudando a Palavra de Deus, participando na vida de comunidade e na vivência dos Sacramentos. Ser cristão é confiar cada dia na graça de Deus, somando forças e realizando o bem onde for possível”, diz Girardi.

Gazeta Informativa ganha benção do Bispo

“Que Deus abençoe este instrumento novo de comunicação – Jornal Gazeta Informativa – para que sempre divulgue a mensagem da verdade, do amor e da paz aos nossos leitores”, finaliza Girardi.

Últimos posts por Thaís Siqueira (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Café colonial e costelada fogo de chão são atrações gastronômicas da 19ª Kiwi Fest
Maio começa com bandeira tarifária mais cara para a conta de luz
ANA lança aplicativo gratuito com dados de rios e chuvas em todo o Brasil