Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

E aí homem, você já cuidou de sua saúde esse ano?

A campanha Novembro Azul foi criada justamente para que você lembre disso! (Foto: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Ainda existe um tabu gigantesco em falar de prevenção do câncer de próstata nas rodas de conversas entre amigos. O desconforto em ir até o médico e conversar sobre como está a saúde de maneira geral não faz parte da rotina de muitos homens, principalmente os que possuem mais de 60 anos. Mas e se você pudesse evitar que a doença se alastrasse cada vez mais? É exatamente com essa conscientização que o Novembro Azul vem para mostrar o quão importante é a realização de exames preventivos valorizando a saúde do homem.

De acordo com o Instituo o Lado Bom da Vida, um dos principais incentivadores da campanha à nível nacional, a prevenção e os cuidados com a saúde devem começar desde cedo. “Essa é a melhor forma de viver bem em todas as fases da vida”, garantem. As doenças que mais matam são as que podem ser prevenidas. Conscientização e mudança de postura também podem interromper esse ciclo negativo. Os hábitos saudáveis e a rotina de consultas e exames são incentivos que todo homem deve oferecer a sua família.

Em entrevista para o jornal Gazeta Informativa, o Médico Urologista Superintendente do Hospital Vita Curitiba, Osni Silvestri, informou que são diagnosticados cerca de 70 mil novos casos de câncer de próstata ao ano no Brasil, número que faz com que a doença se torne uma patologia prevalente no país. “Ele é o segundo câncer mais diagnosticado nos homens e possui alta mortalidade, por isso é sempre importante fazer uma divulgação ampla sobre a doença que na fase aguda, não possui sintoma algum”, enfatiza. Silvestri explica que por esse motivo, os homens procuram um especialista somente quando a doença já está em extremo estado avançado, quando os sintomas começam a surgir. “Por isso é importante os exames preventivos para o diagnóstico precoce, onde as chances de cura aumentam muito mais. Quando o homem procura um médico pelos sintomas, o câncer de próstata se encontra em estado avançado e pode estar espalhado pelo corpo.”

O Urologista também comenta que homens a partir dos 50 anos devem realizar consultas preventivas todo ano. “Se o homem tiver algum caso na família ele deve começar a procurar o médico e realizar anualmente exames a partir dos 45 anos”, explica. O especialista recomendará alguns exames, como Antígeno Prostático Específico (PSA), realizado através da coleta de sangue que diagnosticará as substâncias produzidas pelo órgão. Se o número estiver elevado, outros exames serão realizados e analisados por patologistas. Existe diversas recomendações para o tratamento, pois os tumores possuem vários graus. “A divulgação dessas informações são essenciais para que a doença seja conhecida cada vez mais pela população”, afirma.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as unidades receberão um treinamento através de palestras de orientação sobre o tema. “Temos o intuito de conscientizar a população a respeito das doenças masculinas, para que busquem sempre a prevenção, principalmente ao câncer de próstata”, afirma o Secretário Marcos Diedrichs Filho.

Cláudia Burdzinski

Cláudia Burdzinski

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br
Cláudia Burdzinski
Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: