Educação e Cultura

É fantasma? Não! É apenas o corredor feito pelo Ceas no Halloween

O Centro de Aconchego Social (Ceas) colabora com o futuro de crianças e adolescentes de 5 a 15 anos, trazendo atividades diferenciadas de integração. (Fotos: Gazeta Informativa)

Como de praxe em alguns países, no dia 31 de outubro é comemorado o Halloween – conhecido no Brasil como Dia das Bruxas –, onde crianças, jovens e adultos fantasiados saem pelas ruas em busca de doces. Junto dessa data, festas e eventos especiais são organizados para animar ainda mais o dia e a noite, e em São Mateus do Sul não foi diferente. O Centro de Aconchego Social (Ceas), antigo Peti, organizou um túnel com personagens de arrepiar a espinha até dos mais corajosos.

O Ceas atua com 130 crianças e adolescentes de 5 a 15 anos de idade, e nesse trabalho social vincula diversos tipos de atividades em datas comemorativas. “Não pregamos nenhuma religião no projeto, mas sempre festejamos datas como Páscoa, Natal, Dia das Crianças e até o Halloween”, explica Simone Levandoski Cordeiro, diretora do Ceas. Esse é o segundo ano consecutivo que o corredor é organizado pela equipe de colaboradores, onde confeccionam todo material e adereços utilizados. “As crianças ficam animadas e adoram uma festa. No início do ano elas estavam perguntando se o corredor iria ser feito novamente, e não pudemos deixar de realizar esse desejo”, afirma a diretora. Foram oito personagens que, espalhados em lugares estratégicos do corredor, assustavam as crianças ao som de músicas temáticas. Vale a pena salientar que as famílias foram informadas sobre o evento e as crianças não eram obrigadas a participar.

A equipe da Gazeta Informativa realizou uma live para mostrar um pouquinho do clima do local, e o vídeo completo está em nossa página no Facebook. “Contamos com a participação das famílias e das crianças vizinhas do Ceas, que chamavam os amigos para irem até o túnel. Foi um dia muito divertido”, afirma a equipe.

O que é o Ceas?

O Ceas está localizado na Rua 13 de Maio, 675, próximo a Apae de São Mateus do Sul.

O Ceas exerce um importante papel de cidadania com crianças e adolescentes são-mateuenses, e atua com atividades recreativas como arte, capoeira, educação física, cuidados com a higiene, cultura e demais exercícios. Um dos principais objetivos do projeto é proporcionar atendimento aos jovens que estejam passando por vulnerabilidade social, com direito violado ou em específico trabalho precoce.

No local são ofertados gratuitamente café da manhã, almoço e lanches. As crianças e adolescentes frequentam o Ceas em contra turno escolar, e o projeto faz parte da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Mateus do Sul.

De acordo com a direção, eles realizam atividades que envolvem diretamente as famílias dos jovens. “Quatro vezes ao ano nós fazemos esses encontros que une ainda mais o vínculo entre eles. As famílias vêm até o projeto sem o intuito de serem cobradas em reuniões, mas sim para brincar e se divertir com os seus filhos, proporcionando uma atividade de integração entre os colaboradores do Ceas e a família”, ressaltam. Eles também realizam quinzenalmente o projeto “Dialogando”, onde as crianças e adolescentes conversam com a equipe expondo seus anseios, desejos e vontades. “Nesse momento também elaboramos algumas atividades diferenciadas, trazendo convidados para palestras que despertem a vontade de um futuro melhor”, explica Simone.

Se você ficou interessado em saber mais sobre o trabalho do Ceas em São Mateus do Sul e deseja colaborar com a instituição, basta fazer uma visita na sede, localizada na Rua 13 de Maio, 675, próximo a Apae do município. Telefone para contato: (42) 3912-7088, e-mail: ceassamas@gmail.com.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Grupo de Dança Resgate Gaúcho se prepara para o início das aulas em 2020
São-mateuense é sorteado e recebe celular como incentivo para estudar
Karolinka completa 25 anos de história dedicada à cultura polonesa