
Já parou para pensar se todo mundo pensasse igual a você? Se gostasse exatamente das mesmas coisas? Se todo mundo preferisse o mesmo filme, o mesmo estilo musical, o mesmo estereótipo, seguisse a mesma religião ou a mesma ideologia política e social?
Se você nunca pensou isso, pare, e comece a pensar agora! O pensamento existe desde que o “homem-é-homem”, e somos completamente influenciados por ele. Muitas vezes consideramos o pensamento como uma “seleção natural dos mais inteligentes”, onde somos instigados a aguçá-lo para alcançar o que realmente desejamos.
Por um lado, isso tudo é muito positivo e extremamente pacífico, a busca pela comodidade e a consolidação de opinião faz com que tenhamos uma paz espiritual com as pessoas e com nós mesmos. Pensar em um mundo que todo mundo concordasse com o seu ponto de vista no primeiro momento parece incrível, mas se formos categorizar tudo que gostamos, sem opostos e divergências, tudo se basearia na monotonia, sem a evolução e a inovação da criação de pensamentos que nos fazem críticos.
Somos seres contestantes, curiosos e formadores de perguntas e ideais. Criticamos o que não gostamos e enaltecemos o que concordamos, e isso tudo faz parte da construção de quem somos como humanos, afetando nossas escolhas. A divergência de opinião é essencial para a sobrevivência humana.
Se fosse para escolher um tipo de pensamento? Eu escolheria o pensamento do “outro”, onde o “outro” é meu limite e referencial. Pensar na consequência que o seu pensamento e ato cairá sobre o outro, não te limita, mas abre a nossa mente para aceitação. Faça aquilo que você quer que os outros façam com você, trate o outro como você quer ser tratado. Respeitar fará você ser respeitado, e pensar diferente do outro acrescentará muito na sua vida, pode ter certeza.
- Os desafios de amar o próprio corpo - 9 de março de 2020
- É desvendada a lenda dos túmulos que se uniram no cemitério de São João do Triunfo - 7 de março de 2020
- Jovem são-mateuense de 18 anos publica livro independente de poesia - 6 de março de 2020
Comentários