Saúde

Edital de licitação para a construção da nova sede do Hospital está aberto

Projeto de construção do Novo Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes. (Divulgação)

O Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes (HMDPF), lançou no dia 30 de maio, o edital inaugural da licitação para a construção de sua nova sede e apresentou o site desenvolvido para que a comunidade acompanhe todo o processo licitatório.

O edital da licitação do tipo concorrência n° 001/2018, tem por objetivo a contratação de empresas para execução de serviços de engenharia, através de empreitada por preço global.

A licitação será para a construção de uma nova edificação para o HMDPF, com área total de 3.515,30 m², em cumprimento ao Termo de Convênio nº 052/2018, celebrado entre o Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, Fundo Estadual de Saúde e o Hospital.

A área é constituída das seguintes unidades hospitalares: leitos adultos e leitos infantis de internação; salas cirúrgicas; salas de exames – raio X, tomografia, mamografia e ultrassonografia; enfermarias PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e demais unidades de apoio técnico e logístico.

A construção do HMDPF, será realizada na rodovia da BR-476, quilômetro 280, em terreno inscrito no Registro Imobiliário sob a matrícula nº 8.871. O valor global máximo neste processo licitatório será de R$ 18.470.569,44.

O Termo de Convênio nº 052/2018, celebrado entre o HMDPF e o Estado do Paraná, estabelece as condições de obrigações entre as partes, com a finalidade de repasse de recursos financeiros para a construção de uma nova edificação do Hospital, com o intuito de melhorar o atendimento aos pacientes e ampliar seus serviços. Esse Termo foi publicado no Diário Oficial do Estado (DIOE), edição nº 10193, em 21 de maio e consta na 7ª página.

Para a realização do processo licitatório, em atenção ao compromisso assumido pela entidade no contrato do termo de convênio, o presidente do HMDPF, Jucimar Nizer, nomeou uma Comissão de Licitação para agilizar todo o andamento do procedimento técnico.

A Comissão de Licitação é composta pelos seguintes membros: Anderson Nora da Silva, Adriana da Cruz e Silva, Cassiane Dalcanton Pomagerski, Gracieli de Paula e Silva e Helena Schmidt Zelinski. O referido ato de nomeação foi publicado no DIOE, edição nº 10197, em 25 de maio.

Transparência através do site

O site foi desenvolvido para assegurar a máxima transparência ao processo licitatório, contratação, fiscalização, recebimento e execução da obra com recursos públicos para a construção do novo HMDPF.

O lançamento do site, em comunhão à data de publicação do edital, respeita o contrato firmado através do Termo de Convênio com o Governo do Estado e também as legislações vigentes, em especial, a Lei nº 8.666/93 e a Lei Estadual nº 15.608/2007, possibilitando que todo cidadão tenha acesso às informações de interesse público.

O presidente do HMDPF menciona que o processo precisa ser o mais transparente possível, por isso convida toda a comunidade para participar do passo a passo dessa conquista. “No ano passado aprovamos um projeto que a Prefeitura Municipal arcou financeiramente. Nesse ano assinamos o convênio junto ao Governo do Estado e agora chegou a hora de fazermos a licitação que acontecerá no início do próximo mês.”

Nizer afirma que eles possuem a preocupação de fazer um processo totalmente transparente para que todos vejam a legalidade que o dinheiro público está sendo investido. Para ter acesso a todas as informações do andamento da licitação e posterior andamento da obra, basta acessar o seguinte endereço: www.hospitaldrpaulofortes.com.br.

O site permite também que a comunidade possa entrar em contato com a diretoria da entidade, para manifestar-se quanto a elogios, dúvidas ou indagações que possam vir a somar no alcance do objetivo comum dos são-mateuenses que é a construção do novo HMDPF.

O projeto da construção

O projeto para a construção do novo HMDPF foi elaborado pela sociedade empresária Arquitetura e Planejamento Ltda. (MEP), especializada na elaboração de projetos de arquitetura e engenharia na área de saúde, sob a responsabilidade técnica da arquiteta Ana Carolina Potier Mendes.

“O projeto do novo HMDPF envolveu uma série de profissionais, que vão desde o levantamento do terreno, passando pela arquitetura e todos os projetos complementares de engenharia, orçamento e cronograma da obra. Foi um projeto bastante complexo, com prazo curto como normalmente é na área de saúde, mas que a MEP teve a satisfação de realizar em parceria com a diretoria e a equipe do hospital”, relata a arquiteta.

Ana ressalta que quando esteve em São Mateus do Sul, sentiu a união e a expectativa das pessoas em tornar o projeto realidade. “Espero, que a obra se concretize e traga muitos benefícios para o município e região.”

Estão incluídos na obra os projetos executivos de: arquitetura; climatização; instalações elétricas; instalações hidrossanitárias; prevenção contra incêndio; fundações e estrutura em concreto armado; estrutura metálica; gases medicinais; Gás Liquefeito de Petróleo (GLP); terraplenagem; projeto de radioproteção; planilha de serviços e cronograma físico e financeiro; plano de gerenciamento de resíduos da construção civil; plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde; levantamento planialtimétrico e o relatório de sondagem.

O recebimento dos envelopes “A” contendo a proposta de preço, e do envelope “B” com a documentação de habilitação, deverão ser entregues precisamente às 9h do dia 2 de julho, na secretaria do HMDPF. Eles serão posteriormente abertos na sala de reuniões da Prefeitura Municipal às 9h15 do mesmo dia.

Nizer convida toda população para assistir a abertura dos envelopes. “Que hajam bastante empresas e propostas para garantir uma boa concorrência. A que oferecer o menor preço se responsabilizará com a obra.”

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Focos de larvas do mosquito da dengue são encontrados nas proximidades das vilas Prohmann e Pinheirinho em São Mateus do Sul
Secretaria de Saúde de São Mateus do Sul investiga caso de febre amarela em macaco
São Mateus do Sul não possui suspeito ou confirmado do coronavírus