Efemérides significam, em latim, “memorial diário”, “calendário”, ou, em grego, “de cada dia”. No conceito moderno, efeméride é um acontecimento ou fato importante que ocorreu em determinada data. Selecionamos para esta coluna, algumas datas que dizem respeito à história são-mateuense.
MARÇO
04 de março de 1745: Nasceu em Varsóvia, na Polônia, Casimiro Pulaski. (Kazimierz Pulaski). Quando os imigrantes poloneses chegaram em nosso município, fundaram uma Escola-Sociedade (entre outras), denominada Casimiro Pulaski (1896). Localizava-se à rua D. Pedro II, atual praça Alvir Licheski.
15 de março de 1909: Pela lei n°847, foi constituído o Termo Judiciário de São Mateus. O primeiro Juiz de Paz foi Joaquim de Mello Rocha Júnior.
18 de março de 1912: Foi criada a comarca de São Mateus e instalada no mês de maio. São Mateus passou a ser considerada cidade, pela Lei 1099.
21 de março de 1933: Foi apresentada para a população de São Mateus, a “Marcha São-mateuense”. Letra de Arnoldo Prohmann e música de José Shen.
ABRIL
12 de abril de 1945: Morte do herói da Força Expedicionária Brasileira, Tenente Max Wolff Filho. É lembrado por seus contemporâneos como patriota e exemplo de militar.
15 de abril de 1912: A vila de São Mateus foi elevada à categoria de cidade.
19 de abril de 1879: decreto imperial concedendo a Amazonas de Araújo Marcondes, o privilegio da navegação a vapor no rio Iguaçu e seus afluentes.
27 de abril de 1915: Fundação da Lloyd Paranaense S/A. Reuniram-se em Curitiba, neste dia, alguns empresários para constituírem uma sociedade que ficou denominada Lloyd Paranaense. A sociedade tinha por finalidade a exploração da navegação, da indústria e transporte do rio Iguaçu e seus afluentes. A iniciativa foi de Nicolau Mader, que discursou na reunião sobre ser o rio Iguaçu um escoadouro para a extensa e rica zona ervateira do sudoeste paranaense.
- CAPA DE REVISTA - 2 de abril de 2021
- Documento Histórico - 26 de março de 2021
- HINO SÃO-MATEUENSE: símbolo municipal - 19 de março de 2021
Comentários