Efemérides significam, em latim, “memorial diário”, “calendário”, ou, em grego, “de cada dia”. No conceito moderno, efeméride é um acontecimento ou fato importante que ocorreu em determinada data. Selecionamos para esta coluna, algumas datas que dizem respeito à história são-mateuense.

JANEIRO

  • 19 de janeiro de 1844 – Nascimento de Sebastião Edmundo Wós Saporski. Ele foi o engenheiro responsável pelo assentamento de imigrantes na região do Vale do Iguaçu. É considerado o “Pai da imigração polonesa no Paraná”. Como agrimensor, fez trabalhos importantes em vários lugares do Paraná, incluindo São Mateus do Sul.
  • 27 de janeiro de 1912 – Foi Inaugurado o prédio próprio, do Clube Amante da Prosperidade. Localizava-se à rua Barão do Serro Azul, atual Paulino Vaz da Silva. O evento reuniu várias pessoas.
  • 28 de janeiro de 1968 – Inaugurada parte da Rodovia do Xisto, pelo então governador do Paraná, Paulo Pimentel. Oitenta e três quilômetros entre a Lapa e São Mateus do Sul.

FEVEREIRO

  • 02 de fevereiro de 1939 – Festa em louvor à Nossa Senhora dos Navegantes, em São Mateus do Sul. Possivelmente a primeira.
  • 04 de fevereiro de 1883 – Inauguração oficial em Rio Negro, da navegação a vapor no rio Iguaçu e Negro, com a presença do presidente da província do Paraná, Carlos Augusto de Carvalho e comitiva.
  • 04 de fevereiro de 1968 – Prova automobilística Governador Paulo Pimentel. Ocorreu como parte da inauguração da Rodovia do Xisto (Br 476). Trecho Curitiba a São Mateus do Sul, ida e volta, o vencedor da prova foi Ubaldo Cesar Lolli, com o carro Alfa Romeo GTA número 23, da equipa Joly.
  • 23 de fevereiro de 1908 – Fundação do Clube Amante da Prosperidade.
Últimos posts por Hilda Jocele Digner (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
FOTOGRAFIA E BELEZA: A rainha da erva-mate
A foto das fotografias
Memória visual: a questão das imagens na produção da história local