Geral

Ele chegou, lindo e frio

20 de março marca a chegada do Outono (Foto: Adeline S. Volochem/Gazeta Informativa)

Vamos recebê-lo de braços abertos, meias coloridas e uma manta bem quentinha. Ele chegou, o Outono se inicia nesta sexta-feira, 20, e se caracterizada pelas noites mais longas que os dias, também é marcado pelas mudanças bruscas de temperatura, diminuição da umidade do ar, e a mudança na coloração das folhas das árvores. Durante essa estação ocorre a maioria das colheitas agrícolas, pois os produtos cultivados já estão bastante desenvolvidos. As folhas, com poucos nutrientes, além dos frutos bastante maduros, caem no chão. O outono é a estação de transição do verão para o inverno.

Esta é a estação do ano associada a belas paisagens de folhas amarelas e vermelhas pelo chão, dando aquele aspecto maravilhoso a qualquer paisagem, o tom de cinza predomina no céu, são belas tardes com aquele início de frio, ótimo para reunir a família e passar momentos agradáveis ao lado de uma lareira, e se deliciar com uma caneca de chocolate quente, ou morangos banhados no chocolate. Mas além de tudo isso temos que ter cuidado redobrado com a nossa pele, que com a chegada do outono fica mais sensível. Bruna Wenglarek, formada em estética e massoterapia, dá algumas dicas de como manter a pele bonita e saudável. “Nossa pele possui uma certa quantidade de água que lhe confere hidratação própria. Quando por algum motivo essa água diminui, a pele se torna seca, podendo haver coceira, rachaduras e desconforto. Em crianças e idosos isto é mais notado. A pele do rosto é especialmente vulnerável, pois é a parte mais exposta ao frio. Com a queda da temperatura, é comum as pessoas deixarem de lado os cuidados com a pele. No entanto, mesmo em dias nublados, é essencial usar protetor solar, pois a emissão de raios ultravioleta este presente em todas as estações”, diz Bruna.

É necessário evitar os longos banhos quentes, a água quente é um dos principais fatores prejudiciais à saúde da pele, pois, retira a gordura natural – chamada de manto lipídico, “é necessária à manutenção de uma aparência saudável, o uso de esfoliantes deve ser orientado pela sua esteticista, pois a pele já está mais sensibilizada, aproveite a estação para realizar uma avaliação detalhada da sua pele, pois a época é própria para tratamentos de acne e manchas”, indica Bruna.

O outono prejudica muito a nossa pele, nesta temporada, o rosto é o mais atingido pelas alterações climáticas por estar diariamente exposto à nociva ação de agentes externos. “Por isso, a rotina de beleza deve ser totalmente adaptada para essa fase. Com a nova estação os ventos e as temperaturas baixas são comuns, tornando a pele sensível e ressecada”, explica Bruna.

Nessa estação devemos usar hidratantes com bases umectantes e emolientes, que garantem hidratação intensa sem tornar a pele oleosa. “Para a limpeza do rosto a dica é optar por produtos de pH neutro e água morna. Cremes nutritivos a base de ureia e lactato de amônio também podem ser usados. Evite sabonetes alcalinos e produtos à base de álcool”, comenta Bruna. Os adultos não são os únicos que tem que ter mais cuidados com a pele, com os bebês também tem que ter esse cuidado redobrado, pois a pele deles é mais sensível ao calor, a luz do sol, ao vento e ao frio, precisando ser constantemente protegida, “o bebê também tem uma maior dificuldade em manter a temperatura do corpo, sua pele fina e sensível não lida bem com o frio, já que sua camada de gordura sob a pele é pouca e não faz um bom isolamento térmico. Em temperaturas mais amenas o ideal é agasalhar bem”, explica. As mamães devem tomar muito cuidado com o que passar na pele dos seus bebês, optar sempre por produtos de higiene e cuidados especificamente formulados para a pele dos bebês, hipoalérgicos e testados sob controle dermatológico e pediátrico, “quando sair com o bebê no outono ou no inverno, cubra bem as zonas frágeis (cabeça, nariz, garganta, orelhas, mãos…) com um gorro, cachecol, luvas… para proteger o bebê da ação desidratante do frio e também resfriados”, explica Bruna.

Bruna passa algumas dicas para curtimos o outono, e manter nossa pele bonita e hidratada. “Não lavar o rosto com água muito quente. Utilize cremes ou loções hidratantes com FPS 15, para se proteger da luminosidade. Use protetor labial com FPS 30 para proteger do frio e do vento, evitando as rachaduras dos lábios. Evite auto medicar-se com cremes à base de ácidos, pois eles esfoliam a pele e favorecem ressecamento e coceira, o mesmo acontece com os esfoliantes. Procure um esteticista para indicar o tratamento ideal para seu tipo de pele, este período do ano é o mais indicado para tratamentos de manchas, rugas, acne e outros”, finaliza Bruna.

Dicas anotadas, é hora de curtir o máximo o outono, a estação das belas paisagens.

Por Adeline S. Volochem

Redação

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
7 dicas para aproveitar bem as férias
Grupo de ex-militares se reencontra após 46 anos
Horário de verão passa por mudança e será adiado para dia 18 de novembro