Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Eleições de 2018 contam com sistema que traz informações sobre os candidatos e suas contas eleitorais

O sistema DivulgaCand apresenta informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral, as suas contas eleitorais e as dos partidos políticos. (Imagem Ilustrativa)

O DivulgaCand é o sistema de divulgação de candidaturas e de prestação de contas eleitorais que é o responsável pela divulgação das candidaturas e das prestações de contas dos candidatos e dos partidos políticos em todo o Brasil. Clique aqui e confira o site.

Com o sistema é possível consultar o quantitativo de candidaturas e verificar a situação de cada candidato, assim como seus dados biográficos, conforme informado à Justiça Eleitoral. Além disso, ele disponibiliza as informações das prestações de contas, parcial e final, com a discriminação dos gastos realizados e dos recursos financeiros ou estimáveis em dinheiro arrecadados para financiamento da campanha eleitoral, detalhando doadores e fornecedores declarados por candidatos e por partidos políticos.

Dessa forma, o sistema disponibiliza, a partir do envio dos relatórios financeiros, informações sobre o financiamento das campanhas. Por meio dessa transparência a sociedade pode exercer o controle dos recursos arrecadados e os gastos realizados.

Segundo Ana Cláudia Neumann Cabral, chefe de Cartório da 12ª Zona Eleitoral, o DivulgaCand é um sistema alimentado pela Justiça Eleitoral, em que a partir dos dados que os candidatos informam no seu registro de candidatura, eles são lançados nesse sistema como as informações pessoais, as declarações de bens, as certidões da justiça estadual e federal que determina a vida pregressa dos candidatos. “Informações de suma importância para que os eleitores possam analisar de forma consciente, pois retrata toda a vida do candidato”, diz Ana Cláudia.

O DivulgaCand vem sendo utilizado desde as eleições municipais em 2016, e nesse ano está melhor aprimorado, de fácil acesso e com as informações precisas, além do acesso às páginas e sites das campanhas de cada candidato, onde os eleitores podem fazer seus questionamentos e declarações. Os dados exibidos são atualizados três vezes ao dia (às 8h, 14h e 19h).

“É muito importante porque o eleitor tem condições de pesquisar em um só lugar, não precisando pesquisar em vários sites e muitos sem as informações precisas. Uma ferramenta excelente para conhecer os candidatos”, comenta Ana, que complementa que é de extrema necessidade que as pessoas busquem as informações de seus candidatos, nos perfis pessoais de cada um, em seus blogs, sites, etc.

Nas eleições em 2018 os eleitores a partir de 16 anos escolherão 6 candidatos, o presidente, governador, deputado estadual e federal e 2 senadores, pois serão renovados 2/3 das cadeiras do Senado Federal. “Nós nunca tivemos uma escolha tão difícil a ser feita. Hoje a política está na pauta de todas as rodas de conversas da família brasileira”, ressalta Ana.

Por meio do sistema, é possível consultar o quantitativo de candidaturas por município e cargo. Além disso, pode-se verificar a situação do candidato, assim como todos os seus dados, conforme foi informado à Justiça Eleitoral. O sistema é disponibilizado na Internet para todos os cidadãos que desejarem. Para acessá-lo, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário.

Segundo a chefe do cartório, o sistema divulga os planos de governo dos candidatos presidenciáveis e aos do governo dos estados. “Uma dica que constantemente damos aqui no cartório é que não devemos focar apenas na escolha do presidente, pois muito se fala apenas nesse cargo. Não devemos esquecer dos nossos candidatos a deputados estaduais, federais, senadores e governadores, pois todos tem papel importantíssimo, principalmente o parlamento, na fiscalização e nas alianças compostas com o executivo.”

Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: