Abimael e Geraldo seguem na prefeitura por mais quatro anos com quase 70% dos votos em São João do Triunfo.
(Fotos: Acervo Pessoal)

Abimael do Valle (PT) alcançou 6.056 votos, representando 69,41% do percentual da votação válida no domingo (15/11). Em 2016, junto do vice-prefeito Geraldo Alves, o prefeito reeleito havia atingido a marca de 4.315 eleitores a seu favor (47,37%). O desafio para o novo mandato é de melhorar a gestão mais do que foi a atual que encerra em 31 de dezembro de 2020.

“Fazer uma gestão melhor ainda, buscar soluções criativas para os velhos e novos problemas que um município demanda. Manter e ampliar a equipe técnica capaz de fazer projetos com soluções viáveis para São João do Triunfo”, destaca Abimael. Frisando a agroindústria como um dos atributos ‘da vocação natural’ – sobretudo de frigoríficos de embutidos de alta qualidade, como gerador de emprego e renda.

Além deste setor que pretende apoiar “em tudo que for possível”, outro ponto é criar o parque industrial “para atrair pequenas e médias empresas”. Ainda, segundo Abimael, está em curso uma pesquisa de “possibilidades na área de geração de energia” e apoio aos empreendedores do município, Lei Municipal de Liberdade Econômica, aprimorar a Lei de Incentivo a Geração de Empregos. “Enfim, trabalharemos em várias frentes que possibilitem o crescimento econômico e a geração de empregos”.

Expectativa futura

“Trabalho, muito trabalho e dedicação com respeito a todos, foi assim no primeiro mandato e será mais ainda no segundo. Outra coisa que não vai faltar é coragem. Coragem para enfrentar os históricos problemas, como a infraestrutura do município, a falta d’água no interior, o saneamento básico na cidade, a industrialização e geração de empregos e manter e ampliar a política ambiental que implantamos em São João do Triunfo”, frisa.

Para isso, perspectiva de bom relacionamento com a Câmara. “A melhor possível. Nesse primeiro mandato tivemos uma boa e harmoniosa relação com o Legislativo, que nos ajudou muito, inclusive com economia de recursos que se reverteram em mais obras e serviços para todos”, afirma. Mesmo tendo a maioria no legislativo, o prefeito cita que vai dialogar e respeitar a oposição, “essa relação de respeito é da nossa natureza”.

Para organizar sua área industrial a perspectiva é de comprar o terreno, prevista no planejamento do mandato. Junto disso, leis e programas para viabilizar a industrialização de São João do Triunfo. Abimael, também, planeja pavimentar as principais estradas do interior. O foco é viabilizar a implantação de “uma cadeia produtiva que comece e termine em nosso município”.

Segundo ele, este modelo programado vai propiciar renda e desenvolvimento para todos. Além do que, elemento fundamental para que empresas invistam e abram postos de trabalho aos triunfenses. “Essa realização em infraestrutura é fundamental e decisiva para atrair investimentos de maior grandeza que deem solução sólida e duradoura na geração de renda, empregos e qualidade de vida”, ressalta.

Agricultura e infraestrutura

O prefeito reeleito destaca que São João do Triunfo é “essencialmente agrícola”. Assim vê até como obrigação o apoio aos pequenos agricultores, na maioria fumicultores. “Vamos apoiar a diversificação da produção sem deixar de apoiar o fumicultor, estamos estudando a possibilidade de trazer a bacia leiteira, vamos apoiar a agricultura orgânica e toda diversificação viável”, explica.

Citando como exemplo que “a fruticultura ou/e principalmente culturas que possibilitem toda cadeia produtiva em nosso município, da lavoura à indústria”. Em relação às estradas o objetivo é manter o atendimento como tem sido feito. Contudo, maiores investimentos previstos no setor visam pavimento nas estradas principais “com pedras poliédricas” para elevar a qualidade de vida e segurança.

Prefeito reeleito, Abimael do Valle comemora a permanência na prefeitura por mais quatro anos.

O objetivo é ampliar a oferta de moradias populares, como novo empreendimento. “Conjunto Ouro Verde que terá mais sessenta unidades habitacionais”. No próximo mandato, Abimael do Valle pretende fazer novos investimentos em rede de esgoto visando atingir 90% da área urbana, e em pavimentação na cidade até atingir 100% das ruas. Também nas estradas rurais com as pedras poliédricas.

Outra meta é levar água tratada para todas as comunidades rurais. A reforma do estádio de futebol e melhoria na estrutura visando o atendimento das necessidades do esporte fazem parte do planejamento. “Vamos criar parques ecológicos e áreas de lazer, que além de trazer qualidade de vida aos triunfenses vão propiciar mais recursos através do ICMS Ecológico e das atividades turísticas que naturalmente surgirão”, completa.

Saúde e educação

O prefeito reeleito menciona que além do planejamento estratégico, pretende continuar melhorando “a qualidade do atendimento na saúde pública, com criação de ala específica para atendimento de síndromes respiratórias, criação e execução de projetos voltados a saúde bucal da população em tempo de pandemia (projeto prevenção e promoção bucal em tempos de Covid-19 reconhecido nacionalmente, aqui tem SUS)”.

Junto disso, a distribuição de kits de higiene bucal em parceria com a secretaria de Educação beneficiando todos os alunos da rede municipal. “Vamos fazer a implantação de pontos de controle sanitário com finalidade de rastreamento epidemiológico, e campanha constante e incisiva de conscientização da importância das medidas de prevenção a Covid-19”, acrescenta o petista.

No novo governo, Abimael do Valle pretende implantar uma forma de atendimento em domicílio, para pacientes com saúde mais vulnerável. “Vamos criar o programa melhor em casa, onde a renovação de receitas e medicamentos de uso contínuo é ofertado aos pacientes crônicos em sua residência evitando assim a exposição das pacientes que não estão em seu estado pleno de saúde”, relata.

“Também vamos continuar e ampliar o bom trabalho desenvolvido na Educação, que já vem dando resultados excelentes no IDEB, trabalharemos para continuar melhorando o transporte escolar, a merenda escolar e dar as melhores condições aos professores e colaboradores na educação”, pontua o prefeito reeleito sobre o setor que ensaia o planejamento para retorno ao ensino presencial.

Abimael do Valle menciona a perspectiva de manter o serviço de assistência social valorizando todos programas existentes. Ainda, sobre o funcionalismo cita a imposição de limites da Lei Federal, mas que a administração municipal pretende trabalhar, desde o atual mandado, com o objetivo de melhorar tanto o quadro de funcionários quanto as condições de trabalho e salários.

Poder legislativo

O vereador mais votado para o próximo mandato foi Serginho Halila (PROS), com 446 votos. Seguido de Juliano Maier (PSD) – 432 , Paulo Cezar Tuco (PSB) – 421, Anderson do Prado (PT) – 382, Ari Novako (PSD) – 367, Reginaldo Voinaski (PT) – 357, Olivio Batista (PROS) – 350, Cezar Micharki (REP) – 349 e Adir Stempinhak (PSL) – 201. Dos nove eleitos, cinco são novos e quatro reeleitos.

Sidnei Muran

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Ex-prefeito de São Mateus do Sul se manifesta em nota da decisão do TCE sobre a Lei de Acesso a Informação
Câmara vota e aprova contas da prefeitura de 2017 e 2018
Educação: análise dos planos de governo permite avaliar candidatos