Num período de pandemia da Covid-19 e recessão, muitas das propostas de governo visam respostas à população, em forma de propostas para criar emprego e gerar renda. Parques industriais aparecem nos planos de governo de Antônio Olinto. Em São João do Triunfo secretarias específicas direcionadas ao setor e cessão de espaços para instalação constam nas proposições.

Candidato a prefeito Odiney Bacil e vice-prefeito Wilson Bedim.

Odiney Bacil, do PSL, coloca entre os tópicos de seu plano de governo o assunto ‘trabalho e emprego’. Dentre as ações previstas está a criação da secretaria “para promover desenvolvimento, emprego e renda”. Também, incentivo ao micro e pequeno empresário local, fomento ao empreendedorismo e apresentação de portfólio de oportunidades para investimentos.

O candidato enfatiza a “promoção de trabalho e emprego”, com reorganização do Parque Industrial e desenvolvimento de “programas que incentivem cooperativas de serviço”, dentro do campo de Obras e Ação Social. O assunto para oportunizar opções e conseguir trabalhar se entendem para as proposições de turismo. “Promoção trabalho, renda e divulgação do município”, cita Odiney Bacil.

Candidato a prefeito Professor Jorge.

Professor Jorge escreve que pretende reestruturar a parte administrativa da prefeitura. Com isso, sugere a criação da secretaria do Trabalho e Emprego (social), e a secretaria de Agronegócio e Indústria. O que indica o plano de governo, ainda, é a criação de parque das empresas que sejam vinculadas à produção rural. Também, “criar programa para emprego do jovem e adultos.”

Candidato a prefeito Abimael do Valle e vice-prefeito Geraldo Chaves Alves.

Abimael do Valle, do PT, não repete a proposta de 2016, dentro na agricultura, sobre ‘construção de um abatedouro de frango caipira’, mas cita proposições para o fomento no setor, tendo em vista o período 2021-2024, com apoio às cooperativas e indústrias ligadas ao meio rural. Tanto da agricultura familiar quanto da pecuária local, com projetos voltados para o desenvolvimento.

Melhores acessos à cidade para atrair empresas e indústrias, compra de terreno para parque industrial, legislação moderna e atrativa para fortalecer o interesse empresarial, cooperativa de corte, costura e artesanato; são as proposições. Fortalecimento às existentes, departamento de Indústria e Comércio, incentivos e programas para jovens e primeiro emprego, também são propostas.

Antônio Olinto: parque industrial

Candidato a prefeito Alan Jaros e vice-prefeito Jurandir Ferreira.

A temática desenvolvimento econômico compõe o plano de governo de Alan Jaros (PSD), candidato da oposição na campanha para ser prefeito de Antônio Olinto. Dentre as proposições aparecem o incentivo para empresas já existentes com oportunidade crescimento e ampliação de atividades já executadas. Na listagem são citadas as fábricas, indústrias, beneficiadoras, etc.

Outra proposta contida no plano de governo é sobre a disposição de espaço físico para instalações. “Viabilizar a construção de um Parque Industrial, uma área em que indústrias de pequeno e médio porte poderão vir se instalar, gerando empregos para o município”, propõe o candidato Alan Jaros.

Candidato a prefeito Rinaldo Pelegrino e vice-prefeito Antonio Dirceu da Silva.

Rinaldo Pelegrino, do MDB, elenca no seu plano de governo o tema no conjunto de agricultura e meio ambiente. Neste contexto menciona o apoio para instalação de agroindústrias e aquisição de área para implantar um parque industrial, aparece no campo de viação e obras. “Continuidade e ampliação na realização de cursos profissionalizantes e oficinas, para promoção e geração de renda”, é outra proposição.

O candidato do MDB também coloca a iniciativa de promoção de renda no meio rural. “Incentivo à agricultura familiar para diversificação da propriedade através da produção de subsistência e venda do excedente, dando sequência aos programas municipais como: aves, erva-mate, peixes e frutas”, cita.

Sidnei Muran

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Projetos de lei que autorizam o município a filiar-se a instituições representativas nas esferas regionais e federais são aprovados na Câmara de Vereadores
Sessão ordinária da Câmara Municipal comemora o Dia do Vereador
Vereadores solicitam à Prefeitura a manutenção de várias vias urbanas e rurais de São Mateus do Sul