O Creas está funcionando atualmente na Rua Pedro Efco, nº 1868, de maneira mais restrita em função da necessidade de contenção do Covid-19 em nossa cidade. (Fotos: Éber Deina /Gazeta Informativa)

As obras de construção da nova edificação do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), foram iniciadas nos últimos dias. A empresa TFP Serviços Terceirizados Eireli foi a vencedora do processo licitatório, sendo contratada para a execução dos serviços. O prazo de entrega da obra, ficou estipulado em 240 dias contados a partir da data de emissão da Ordem de Serviço, através da Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura.

O valor global da empreitada, totalizará um investimento de R$ 439.260,36. Os serviços ofertados pelo Creas, são focados em ações destinadas a usuários com vínculos familiares e/ou comunitários mantidos, mas cujos direitos estão sendo violados dentro destes cenários. Atualmente, o endereço do Centro é a Rua Pedro Efco, nº1868. As novas instalações, serão implementadas na Rua Desembargador Joaquim Ferreira Guimarães, nº 1748, permanecendo no bairro da Vila Prohmann.

As características da construção

O detalhamento das diversas pranchas do projeto da obra, pode ser conferido através de uma busca na aba “Licitações”, no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal (saomateusdosul.pr.gov.br). Vale lembrar, que em função do período eleitoral, as páginas do Instagram e do Facebook da Prefeitura foram desativas temporariamente, sendo o portal eletrônico o mecanismo de informações que permanece ativo neste período.

O novo endereço do Creas, será a Rua Desembargador Joaquim Ferreira Guimarães, nº 1748, no bairro da Vila Prohmann.

O Creas oferta serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade, sendo bastante importante para uma camada bastante vulnerável em termos socioeconômicos.

A edificação terá 216,30 m² de área, cumprindo um contrato celebrado entre a União, por intermédio do Fundo Nacional de Assistência Social e o município de São Mateus do Sul. O objetivo principal é a realização de ações relativas ao fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Como são organizados os serviços de assistência social no Brasil?

O Suas é o sistema público que organiza os serviços de assistência social em nosso país. Atua através de um modelo de gestão participativa, articulando esforços e recursos dos 3 níveis governamentais (municipal, estadual e federal), para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), criada no ano de 2004 e aprovada posteriormente.

As ações do Suas são estruturadas em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, através da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Dentro desta esfera, destaca-se a atuação do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) em nossa cidade. São desenvolvidas ali, ações de caráter preventivo, visando fortalecer os laços familiares e comunitários.

Proteção Social Especial

O segundo tipo de proteção social, é a Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que têm seus direitos violados por uma série de fatores, como o abandono, os maus-tratos, o abuso sexual e o uso de drogas, entre outros. O Creas atua dentro desta esfera, sendo outra entidade bastante importante no que diz respeito à execução de políticas de cunho de assistência social, voltadas a uma camada bastante frágil e exposta da população são-mateuense e de muitas cidades brasileiras.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Casal de jovens são-mateuenses desenvolve máscara em impressora 3D para doação aos profissionais da saúde
Casa de Repouso Anjos da Guarda realiza festa de inauguração
Implantação de gasoduto em São Mateus do Sul será discutida em audiência pública