O grupo de empresários, que possuem seu comércio na Avenida Ozy Mendonça de Lima, se uniu para juntos, melhorarem a calçada de importante trecho da Avenida. Da esquerda para direita: Sueli Paloschi; Sandra Betan; Delvino Pizzolato; Patrícia N. Padoim; Ilda Pelegrini Staniszewski; Manoel Cordeiro; Felipe Staniszewski; Dimas Staniszewski; Eloi Bueno e Juliano Fagundes.

A Avenida Ozy Mendonça de Lima foi realçada por grupo de empresários na última semana. Quem passa pela principal rua do Centro de São Mateus do Sul, no trecho que faz esquina com as Ruas Agenor Nascimento e Luiz Damaso Santos Lima percebeu que a quadra foi reestruturada com novo calçamento, piso tátil e área de acessibilidade para cadeirantes.

De acordo com Manoel Cordeiro Junior, responsável pela importante obra na Avenida, o projeto de construção das salas comerciais tinham também o objetivo de melhorar a frente de seu comércio. Pensando em colaborar com o desenvolvimento de toda a Avenida, o empresário convidou os outros comerciantes para juntos realizarem a mudança do calçamento de toda a quadra, padronizando os pavers que foram colocados pela Construtora Cordeiro, que se responsabilizou por todo o passeio de 100 metros. “Além de melhorar a fachada de todos os comércios, é nossa obrigação como empresários e moradores de São Mateus do Sul colaborar com a nossa cidade, principalmente no centro comercial, onde todas as pessoas do município se locomovem para consumir nossos produtos e serviços. Nós, vizinhos, nos reunimos para fazer a nossa parte, e você, quando irá fazer o mesmo em frente à sua casa ou comércio?”, instiga Junior.

Situação de uma Rua comercial em São Mateus do Sul.

Os acabamentos foram finalizados na quarta-feira (3), e já vêm mostrando resultados. “Até o número de clientes aumentou com essa nova calçada, pois garantimos a acessibilidade e segurança para todos eles”, afirma Eloi Bueno, da Farmácia Nossa Farma.

Alguns moradores questionaram os empresários sobre a árvore que estava localizada na calçada e que foi retirada com essa reforma. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, segundo o Plano Diretor de Arborização Urbana, a espécie de árvore é proibida no estado do Paraná, podendo causar posterior multa para o município.

Rua reformada pelos empresários.

As más condições e a responsabilidade da Prefeitura

Quem caminha pelos outros trechos da cidade percebe que algumas calçadas estão em péssimas condições, podendo colocar em risco a segurança de quem caminha pelo local. Mas a reforma dessas trechos, é de responsabilidade da Prefeitura Municipal ou do cidadão? Entramos em contato com a secretaria municipal de obras, através do secretário Marcello Daniel Jacopetti, questionando sobre esses passeios.

O secretário informa que é de responsabilidade do cidadão a calçada que está em frente de sua casa e/ou comércio. A Prefeitura é responsável apenas pelo trecho dos terrenos e construções da própria Prefeitura.

A calçada cidadã, que já está sendo efetuada pelos comércios, faz parte do Decreto nº 562/2014, que virará lei com a aprovação do Plano Diretor. No documento consta a obrigatoriedade e responsabilidade do cidadão pela própria calçada, enfatizando também a sua manutenção e recuperação dos passeios públicos, segundo também o código de postura.

Calçada cidadã realizada na Rua 21 de Setembro.

“Se alguém fizer uma reforma em frente ao seu comércio ou residência, deverá seguir o decreto, alterando o espaço com piso antiderrapante e tátil – não precisa ser o paver necessariamente”, explica Jacopetti. As ruas que não possuem pavimentação asfáltica não se enquadram nesses quesitos.

Para mais informações sobre as normas que as calçadas deverão seguir, entre em contato com a secretaria de obras, através do telefone (42) 3912-7044.

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Iniciam inscrições para Rainha e Princesas do Baile da 15ª Expomate e 1º Agroshow São Mateus do Sul 2019
Moedas olímpicas são trocadas em São Mateus do Sul
Samas TV prepara novos episódios

Deixe seu comentário

*