Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Empretec: capacitação profissional desafia empresários são-mateuenses

Grupo de empresários e facilitadores na formação do Empretec, realizado durante os dias 11 a 15 de setembro. (Foto: Acervo Pessoal)

Entre os dias 11 a 15 de setembro, 29 empresários de diversos ramos participaram do Empretec, um seminário de capacitação profissional, que possui como um dos principais objetivos o amadurecimento de características empreendedoras, aumentando dessa maneira a competitividade e as chances de permanência no mercado. O seminário foi realizado no Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), campus de São Mateus do Sul.

Idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Empretec é uma metodologia que tem como prioridade o desenvolvimento das características do modo empreendedor, fazendo com que a visão para a identificação de novas oportunidades se tornem a base para o ensino que foi aplicado durante os dias de preparação. Estando presente no mundo todo, no Brasil, o Empretec é ministrado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Sendo a segunda turma formada em São Mateus do Sul, os participantes compartilharam das 60 horas de capacitação nos seis dias de duração, com diversas atividades práticas que os desafiaram para a forma de aplicação no trabalho de um empreendedor de sucesso, vivenciando de perto as características comportamentais que são a base para o processo aplicado pelo curso: persistência, a busca de oportunidades e iniciativas, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, estabelecimentos de metas, planejamentos e monitoramentos sistemáticos, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança.

Vivian de Albuquerque, jornalista com especialização em marketing, facilitadora do Empretec que ajudou na formação da turma em São Mateus do Sul, destaca que 51% dos participantes aumentam seus lucros, 47% passam a ter mais segurança na tomada de decisão, 58% aumentam sua renda, 35% reduzem o custo emprego e 84% intensificam a identificação de oportunidades, números estes de pesquisas feitas com os participantes pós Empretec. “É um seminário intenso e vivencial que funciona como um divisor de águas na vida do empreendedor”, ressalta.

A facilitadora também comenta que o seminário Empretec que foi desenvolvido é aplicado no mundo todo exatamente como foi aplicado em São Mateus do Sul. “O foco é trabalhar as características do comportamento do empreendedor com o intuito de desenvolver este comportamento nos empresários e estimular toda a economia da região”, informa Vivian.

Marcus Sakurai, engenheiro mecânico de formação e empresário são-mateuense, destaca a importância do seminário em sua carreira, “o Empretec foi uma das experiências mais incríveis e intensas que tive a oportunidade de vivenciar. Conheci pessoas incríveis que levarei de exemplo para minha vida pessoal e profissional. Ao mesmo tempo em que o seminário nos exige muito comprometimento, dedicação e esforço, nos recompensa com novas perspectivas do mundo do empreendedorismo e empresarial. Conforme um ‘pacto’ que os participantes fazem ao iniciar, não podemos comentar a respeito de nossas atividades, mas posso dizer que o impacto que teve em minha vida foi enorme”, diz.

Satisfeito com o resultado, o empresário diz que vale a pena realizar o seminário independente de ser empresário, funcionário ou apenas ter vontade de empreender de alguma maneira. “Os desafios encontrados durante o curso são diversos, mas acredito que o que mais incomoda os participantes é o fato de termos que ‘largar’ tudo (empresa, emprego, família, amigos, …) para nos dedicarmos em tempo integral ao curso durante uma semana para lá de agitada! Toda essa dificuldade nos ensina, acima de tudo, que podemos realizar muito mais do que imaginamos e que, apesar dos desafios impostos, sejam eles na vida ou mesmo no curso, depois de vencidos nos deixam muitas lições e aprendizados”, testemunha Marcus.

Melhorando a qualidade do empreendedorismo são-mateuense, o Empretec forma profissionais responsáveis para atuar no mercado regional, movimentando positivamente a economia do município. “O nível da turma de São Mateus do Sul, bem como o envolvimento demonstrado, foi incrível. Temos certeza de que a participação dos 29 empresários irá trazer bons frutos para toda a região, pessoas que agora aprenderam pensar e agir como fazem os empreendedores de sucesso”, encerra a facilitadora Vivian.

Como participar?

Entre em contato com o Sebrae no nosso estado, ou pelo telefone 0800 570 0800, e faça sua inscrição para a seleção. Nesse processo o Sebrae irá agendar uma entrevista e perguntas serão feitas para identificar o seu perfil empreendedor do cotidiano, que facilitará na sua orientação para o grupo de pessoas selecionadas durante o seminário.

Após a entrevista, o candidato será informado sobre sua aptidão para a realização do seminário, se for aprovado, a efetivação da matrícula será feita com o pagamento de uma taxa para a formação no Empretec.

Cláudia Burdzinski

Cláudia Burdzinski

Repórter que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br
Cláudia Burdzinski
Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: