A empresa Quantum Engenharia Ltda. foi a responsável pela montagem das placas solares fotovoltaicas. (Fotos: Cláudia Burdzinski e Thaís Siqueira/Gazeta Informativa)

Há muito se fala de energias sustentáveis e os benefícios financeiros que elas podem trazer nas contas do fim do mês. Pensando em unir a prática ambiental com a economia, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Mateus do Sul, adquiriu para a instituição placas fotovoltaicas. A mudança pela energia sustentável aconteceu através do projeto e instalação da empresa Quantum Engenharia, com sede localizada em Canoinhas – Santa Catarina. O sistema tem potência total de 13,25 kWp – medida de potência energética, normalmente associada com células fotovoltaicas –, e conta com 50 módulos fotovoltaicos de 265 Wp e deve atender a toda demanda atual de energia da instituição, restando apenas um custo com taxas da concessionária e demais encargos atribuídos a conta como, por exemplo, os Custeios dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip).

“Um dos nossos maiores custos estava com a conta de energia elétrica, hoje acima dos R$ 1.500. Tivemos o incentivo à sustentabilidade, pois trata-se de uma forma de energia limpa, sustentável, com um ótimo custo-benefício. O retorno do investimento se dá em cinco anos, além disso, a economia ocorre a longo prazo”, enfatiza a equipe da APAE. O recurso que será economizado com a conta de energia elétrica será aplicado em outras necessidades da instituição. “Hoje temos diversas demandas de aplicação de recursos. Continuamos em busca de aprovação de projetos em diversos fundos e instituições para melhorar a qualidade de vida de nossos atendidos.”

A APAE de São Mateus do Sul foi o primeiro local são-mateuense que adquiriu a energia fotovoltaica através da empresa Quantum Engenharia Ltda.

Benefícios da energia renovável

A Quantum foi criada para atender à crescente demanda de clientes focados em sustentabilidade, economia, autonomia e fornecimento de energia de qualidade através dos sistemas solares fotovoltaicos. O sistema desenvolvido na APAE ocupa 85 m² do telhado da edificação. “Em um primeiro momento, estamos falando em economia financeira, mas a instalação de energia solar é algo bem mais abrangente, pois trata-se de um produto sustentável, de incentivo ao meio ambiente através da geração de energia com fontes renováveis”, esclarecem.

A empresa atua em segmentos do setor elétrico em todo o país há mais de 25 anos, e possui uma longa experiência em execução de projetos bem-sucedidos de redes de distribuição de energia elétrica subterrânea e aérea, geração por sistema solar fotovoltaico e eólico, subestações e linhas de transmissão, gestão de iluminação pública de municípios, redes de fibra óptica, manutenções e instalações industriais e comerciais de grande porte, serviços comerciais para concessionárias e eficientização de energia elétrica.

Na imagem, os inversores de frequência, que fazem a conversão da energia elétrica gerada nos painéis em tensão contínua para a tensão alternada da rede de distribuição, e os strigbox, que realizam a proteção dos equipamentos contra surtos, correntes, raios, etc.

Para a aplicação das placas solares na APAE, foi realizado um estudo preliminar, onde foi analisado a disposição do telhado, possíveis sombreamentos, e dimensionamento do sistema, que se dá através do histórico de consumo do cliente, informação que está disposta na fatura de energia do consumidor. As placas solares entraram em operação no dia 12 de fevereiro, onde houve a vistoria da Copel e substituição do sistema de medição de energia.

Em São Mateus do Sul, a APAE é o primeiro cliente da Quantum que adquiriu o processo de energia fotovoltaica, porém, já existem novas instalações em fase de projeto que em breve terão seu início, bem como estudos e orçamentos de novos clientes.

A Quantum destaca que a instalação das placas fotovoltaicas oferece outros benefícios além da economia. Toda a sociedade ganha, pois é uma forma sustentável de gerar energia. “Acreditamos que o nosso investimento em energia limpa e sustentável poderá servir de exemplo para muitas empresas e instituições. Com a nova forma de tarifação das empresas de energia elétrica, por conta das formas de geração de energia que estão sofrendo, essa é uma forma ambiental de geração de economia”, destaca a APAE.

Para entrar em contato com a Quantum, acesse o site www.quantumengenharia.net.br, ou através do telefone (47) 3622-7878.

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Gazeta Informativa inaugura nova sede
Evidencie a qualidade de sua empresa através do registro da marca
Escola CDI oferece descontos de até 55% nas mensalidades de cursos no “Black Friday”

Deixe seu comentário

*