(Imagem Ilustrativa)

No dia 12 de maio foi comemorado, mundialmente, o Dia da Enfermagem e do Enfermeiro e pela importância desse profissional, essa data deveria ser feriado a partir do ano que vem. Lembro ainda quando tinha 5 ou 6 anos, quando caí de uma escada e um ferimento na testa formou um coágulo que estava cobrindo a vista, recordo que precisou só de um médico para fazer o procedimento, mas precisaram de quatro enfermeiras para me segurarem.

Na década de 70, precisei levar uma pessoa ferida no pronto socorro em Curitiba, no prazo de uma hora que fiquei aguardando, eu vi chegar todos os tipos de pacientes para serem atendidos, a grande maioria de acidentados, quem os recebem? A equipe de enfermagem, que fazem todo o preparo para o médico receber o paciente limpinho e pronto para ser atendido.

Quando precisei ficar internado, em virtude de complicações da diabetes, fui atendido diariamente por mais de uma dezena de enfermeiros, e vi o médico apenas três vezes durante os quatorze dias que fiquei no hospital.

Não quero com isso dizer que o trabalho dos médicos seja menos importante, não é isso, desejo apenas ressaltar a imensa importância da equipe de enfermagem nos atendimentos da saúde, são eles que estão na linha de frente, e agora nessa pandemia é a enfermagem que sofre mais, principalmente pela falta de segurança para exercer a profissão, enquanto a doença se multiplica, enfermeiros são subtraídos da vida, só no Brasil, até o momento que escrevo essas linhas, já morreram 108 membros da enfermagem, e 4.100 estão infectados, e o mais triste é saber que vários morreram por não poderem ser tratados, por falta de leitos, no próprio hospital que trabalhavam e foram infectados.

Então quero deixar aqui a minha homenagem a esses valorosos profissionais, rogando ao bom Deus que abençoe a todos, e que o nosso mestre Jesus esteja sempre ao seus lados, e quem sabe, as autoridades olhem com mais carinho para essa profissão e diminuam o enorme abismo que existe, em matéria de salário, com os médicos.

Oscar Okonoski
Últimos posts por Oscar Okonoski (exibir todos)

Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS
Quando a distância aproxima
Furando fila
O alpinista