(Foto: Acervo/Gazeta Informativa)

Desde o dia 1º de abril está em funcionamento o toque de recolher em São Mateus do Sul. Em entrevista na rádio Difusora do Xisto FM, o Tenente Ivan Fillus da Polícia Militar de São Mateus do Sul explicou um pouco sobre os procedimentos que estão sendo aplicados.

O Decreto Municipal n° 898/2020, instituiu no município o toque de recolher, do período das 22h até às 6h. “Somente pessoas com alguma justificava podem transitar nas ruas são-mateuense, diante dessa determinação legal, que foi realizada através do decreto. Qualquer pessoa que seja abordada nesse período e que não tenha nenhum tipo de justificativa, tanto ela, trabalhista, como algo emergencial ou qualquer atividade que seja necessário o deslocamento, essa pessoa poderá sofrer uma sanção penal, pois é um decreto administrativo/municipal e é cabível uma desobediência à ordem legal”, diz o Tenente.

Segundo Ivan Fillus, nesse primeiro momento, as equipes policiais estão orientando a população. “Porque muitas pessoas ainda não sabem sobre esse toque de recolher, então, primeiramente, está ocorrendo a orientação, mas claro, observando se já há uma reincidência de algum indivíduo, o policial poderá encaminhá-lo pela questão da desobediência diante do decreto. Essa medida não é algo exclusivo de São Mateus do Sul, vários outros municípios e estados estão utilizando, sendo aplicada pela parte administrativa do município, alinhada com a saúde e assim por diante”, explica.

Então, de acordo com ele, a população precisa entender que todos estão vivendo um momento novo, por isso, nesta hora requer algumas ordens mais restritivas, sendo assim, “o policial vai analisar cada situação. Vai estar verificando se o indivíduo está portando tal justificativa. Vale reforçar que o aviso do toque de recolher que se inicia às 22h, vai até às 6h. Pessoas conversando em praças, simplesmente se encontrando na rua para bater papo, algo que já é proibido por ser aglomeração, se torna proibido de qualquer forma mediante ao decreto municipal após às 22h”, relata.

Por redação, com informações da rádio Difusora do Xisto FM

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Homem que matou ex-mulher a facadas se entrega à Polícia em São Mateus do Sul
Área da Petrobras é alvo de tentativa de furto
Polícia Civil encontra ossada humana em São Mateus do Sul