Informe Publicitário

Entre o direito e a solidariedade: doutorado para servir as pessoas

Emerson Bacil é advogado doutor em Ciências Jurídicas e um dos sócios da Rádio Cultura Sul FM. (Foto: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Nascido em São Mateus do Sul e criado na comunidade de Meia Lua, pertencente ao município de São João do Triunfo, Emerson Bacil, junto de seus pais, Olisses Bacil e Anastácia Gielinski Bacil e da irmã Elica Barbisan Bacil tiveram como alicerce da vida a família, que é a base de construção e formação de princípios e caráter. Hoje Emerson, com 34 anos, repassa para os filhos Laura Wrubleski Bacil, Arthur Wrubleski Bacil e para a esposa Nelize Wrubleski todo esse aprendizado.

Passando boa parte da infância ajudando nos afazeres rurais juntamente com seus familiares, Emerson aprendeu a importância da valorização dos produtores rurais. “Gosto muito desse ambiente da lavoura, sei do mérito que nossos agricultores têm no mundo e, em especial, em toda a nossa região. Eles têm sempre minha profunda admiração por seu trabalho”, defende.

“Valores vem de casa, e meus pais me mostraram com a própria forma de viverem uma postura coerente, de respeito ao próximo e, sobretudo, de olhar para todos de uma mesma forma. Valorizando cada um, dentro de suas qualidades e valores. Afinal, cada um de nós tem seus méritos”, reforça Emerson.

Emerson Bacil e sua família: esposa Nelize Wrubleski e filhos Laura Wrubleski Bacil e Arthur Wrubleski Bacil. (Acervo Pessoal)

Toda essa maneira igualitária repassada em sua criação, é levada com Emerson todos os dias, onde ele reconhece a importância da interação com a comunidade, pensando em tratar as pessoas igualmente, independentemente da sua condição social e possibilidades que teve em sua vida. “Olha que é desafiante, mas as pessoas devem priorizar o respeito e ter esse senso de tratamento igualitário. Tratar desde o mais simples até o mais instruído e de maior poder aquisitivo de forma igual. Minha família iniciou sua luta na comunidade de Meia Lua e, essa história de vida, me serve, e muito de exemplo”, diz.

Olhando seu propósito pessoal e profissional, Bacil reconhece que a busca para alcançar resultados satisfatórios depende muito da própria melhoraria no encontro com o bem, tendo como recompensa, condições melhores. “Contudo, isso deve ser feito com respeito”, defende.

Indo em busca desses objetivos, Emerson efetuou sua graduação em direito, e atua há 7 anos como advogado. “Na área do direito, tive a oportunidade de estudar: lutei muito para arcar com meus próprios custos e coloquei o respeito como alvo”, garante.

Tendo a felicidade de atuar como advogado unindo a possibilidade de evoluir, no final de 2017, concluiu seu doutorado em Ciências Jurídicas, com o tema sobre agências reguladoras para comércio eletrônico, na Universidad del Museo Social Argentino (UMSA), Argentina, a qual lhe rendeu um maior aprendizado em busca de suas prioridades.

Emerson Bacil na realização de seu doutorado em Ciências Jurídicas. (Acervo Pessoal)

“Esta formação não me torna melhor que ninguém, mas sim, me faz ser mais comprometido em entender determinadas situações e pensar soluções melhores. Uma formação mais especializada me permite, também, oferecer mais contribuições para a sociedade, seja via emissora de rádio ou no meu papel de cidadão, em que sempre participo de organizações sociais e de classe”, informa.

E falando sobre área de comunicação e emissora de rádio, Emerson Bacil e sua família são sócios junto com a família Fayad da Rádio Cultura Sul FM e a tem como paixão em sua vida, pois lhe possibilita levar informações e alegria para as pessoas, sem falar da admiração que sente pela equipe de profissionais que atuam nos inúmeros programas da emissora. “A Cultura Sul tem me ensinado muito ao longo desses anos que estou na equipe da emissora. Aprendi com meus pais que é possível ajudar as pessoas. Tudo com parcerias. Nunca posso esquecer de que, pelo microfone, nós apontamos a necessidade e parceiros colaboram, sempre! A ajuda é fundamental”, reforça.

Apresentador do programa “Show dos Bairros” tradicional nas manhãs de sábado na rádio, Emerson acredita que muitas vezes as necessidades das pessoas não são apenas a falta de alimentos, remédios, brinquedos ou roupas. Acaba sendo desse carinho, da mensagem positiva e da alegria contagiante do rádio. “Isso é outro elemento fundamental na nossa vida. Afinal, todos nós trabalhamos e precisamos nos divertir, nos alegrar, sorrir e, acima de tudo, viver bem e contentes”, diz.

Essa experiência com o “Show dos Bairros” já lhe rendeu muitas histórias que o motivam ainda mais a continuar esse belíssimo trabalho. Emerson já atuou como presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), onde lá pôde promover ações que representassem na prática a solidariedade entre empresários são-mateuenses.

Possuindo grande interesse pela área política, o advogado defende a participação dos cidadãos na área. “Muitas pessoas podem estar desiludidas com a classe política, mas precisamos nos posicionar. Se os bons não escolhem pessoas de bem, o risco de colocar representantes desinteressados com nossas necessidades aumenta. Precisamos participar das eleições, e votar em pessoas que, realmente nos representem”, acredita.

Emerson traz consigo o pensamento de que no sistema social em que vivemos não estamos livres de leis, ações e programas de governo, e tudo isso está à cargo da classe política, sempre vistoriada e acompanhada pelo Ministério Público e Poder Judiciário. “Nós precisamos de pessoas interessadas em propor ideias que venham a dar melhores opções e condições de vida para todos. Afinal, o direito ao voto é nosso! Cada um de nós é vítima de um sistema muito complexo, conduzido por ações políticas”, reforça.

Para quem acompanha noticiários, a política é uma classe que não tem causado boas impressões, com inúmeros casos de fraudes, desvios e falcatruas de diversos gêneros. “Temos que analisar o seguinte: uma sociedade melhor é possível se as pessoas de bem começaram a colocar em prática suas intenções de mudar o cenário e virar o jogo. Estar participando e colaborando com organismos sociais é um dos caminhos”, diz.

“Vejo o direito, o doutorado e as condições de vida que Deus tem me ofertado como conquistas, sem dúvidas, pois lutei muito por isso. Mas, o que de fato me deixa muito mais feliz é a consequência disso, e há certo tempo, percebi que tenho como dividir o conhecimento e fazer uso dele. Minha parcela de contribuição para um mundo melhor”, encerra.

Iniciando o trabalho com a advogada Alessandra de Lara, Emerson Bacil e a colega são proprietários da Lb Advocacia, que está localizada na rua 21 de Semtembro, 496, Centro de São Mateus do Sul. Telefone: (42) 3532-1113.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Chiquetto: excelência em carnes desde 1997
Grupo Pitangueiras inaugura filial em São Mateus do Sul
Show dos 25 anos de carreira de Paulinho Mixaria será apresentado nessa quinta-feira (18) em São Mateus do Sul