Cidade

Entregas com smartphones começam a ser feitas pelos Correios no município

O Sistema de Rastreamento de Objetos (SRO) Móvel colabora com a comprovação das entregas realizadas pelos Correios. O sistema está sendo aplicado desde fevereiro de 2018 em São Mateus do Sul. (Foto: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

A espera pela chegada de uma correspondência ou encomenda é motivo de ansiedade e animação para muitas pessoas. A tramitação de entrega e recebimento passou por uma evolução no começo desse ano em São Mateus do Sul, e a aquisição de smartphones com a rede de listas de entrega facilitou a comprovação de entrega.

O Sistema de Rastreamento de Objetos (SRO) Móvel permite que os carteiros registrem em smartphone, de forma on-line, as informações de entregas e não entregas de objetos postais durante a percorrida. Como a informação é transmitida em tempo real, essa medida traz mais agilidade ao processo.

Para o treinamento na aquisição destes equipamentos, gestores das unidades operacionais passaram por uma capacitação que apresentou o sistema, os seus funcionamentos e os cuidados que precisam ser tomados em sua utilização. Posteriormente, esse conhecimento foi repassado para os colaboradores envolvidos diretamente nas entregas.

De acordo com Adriane Klein Fachin, gerente da unidade dos Correios de São Mateus do Sul, esta inovação trouxe para eles uma grande economia na questão de impressão e no uso de papéis. “Imprimíamos muitas listas de entregas todos os dias. Agora com a facilidade dessas informações digitais economizamos muito papel”, diz. Adriane conta que em média eram usadas 4 mil folhas ao mês.

“Também temos uma melhora no tempo de arquivamento das entregas”, destaca a gerente. Segundo a equipe, a adaptação dos funcionários para a utilização do SRO Móvel está sendo bem positiva. “Antes os carteiros faziam todos os lançamentos de entregas de acordo com cada endereço. Agora eles lançam no smartphone e a ordem já vem sequenciada e com todos os dados necessários.”

Um ponto bastante positivo é que o SRO Móvel permite a comprovação em tempo real das entregas realizadas. “As informações são bem precisas. Antes havíamos muitas reclamações de compras que não eram entregues pelo número de rastreamento.”

Adriane explica que na maioria dos casos as empresas responsáveis pelo envio da compra erravam nos números do destinatário, e a compra era entregue no endereço registrado. Agora com o uso dos smartphones, as comprovações dos produtos entregues são registradas através de fotografias e da assinatura da pessoa que recebeu a entrega. “Com esses dados comprovamos que o produto foi entregue no endereço que estava na encomenda. Se o remetente colocou a informação errada, a responsabilidade não é nossa”, afirma.

Atualmente a unidade dos Correios de São Mateus do Sul, localizada na rua Barão do Rio Branco, número 409, trabalha com 7 entregadores que estão atuando diretamente com o SRO Móvel desde o início de fevereiro desse ano.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
ROSTOS DAS NOSSAS RUAS
Prefeitura inicia a emissão das guias para pagamento do IPTU, Alvará e ISS
Propostas para pavimentação da PR-364 serão abertas nesta terça-feira (18)