Esporte

Equipe são-mateuense participará do Campeonato Paranaense de Futsal 2019 e disputará a série bronze

Seletiva para a escolha e participação de atletas interessados acontece a partir do dia 21 de janeiro no Ginásio Polacão. Na imagem o brasão da equipe, criado especificamente para a disputa do Campeonato Paranaense de Futsal 2019 – Série Bronze. O brasão traz a imagem da Cuia em meio à pés de erva-mate, símbolos da identidade do município.

A Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (SMETUR), a Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul e membros voluntários da comunidade, estão desenvolvendo um projeto que visa qualificar uma equipe são-mateuense para participar pela quarta vez do Campeonato Paranaense de Futebol de Salão (Futsal), série bronze, que será disputado ainda no primeiro semestre de 2019.

Em entrevista à equipe da Gazeta Informativa, o coordenador técnico e esportivo do município, professor Carlos Eduardo de Oliveira, detalhou qual será o caminho percorrido pelos envolvidos neste projeto que tem como objetivo fomentar a prática de esportes nas categorias de base servindo como espelho para as categorias menores. O intuito também é proporcionar entretenimento à população, fazendo com que São Mateus do Sul volte a ser colocado no patamar de destaque do esporte no estado, reunindo centenas de pessoas para assistir aos jogos.

O projeto possui um grupo gestor voluntário que colabora de acordo com suas especialidades, são professores de educação física, especialistas em marketing, gestão, preparação física, dentre outros que buscam qualificar uma equipe e inscreve-la na disputa do Campeonato Paranaense de Futsal série bronze.

Segundo o professor, para que a equipe possa participar é necessário a inserção no quadro da Federação Paranaense da modalidade e o pagamento da taxa para a participação. Quanto ao investimento necessário, Carlos estima que girará em torno de R$ 3 mil pertinente à anuidade ao quadro da federação, mais R$ 1,5 mil mensais com o pagamento da arbitragem e mais os custos com transporte que não são precisos, pois depende de quais equipes farão parte do campeonato e respectivamente do grupo que a equipe são-mateuense participar.

O projeto em que o elenco começa a ser montado dará seu início no próximo dia 21 de janeiro, a partir das 19h30 no Ginásio Olívio Wolff do Amaral, o Polacão, com a conversa técnica e o coletivo na sequência. Dando continuidade aos trabalhos todas as segundas e quartas-feiras no respectivo horário. Neles os atletas serão observados e depois de escolhidos, a equipe passará à treinar 4 vezes por semana.

“Todos os atletas que sentirem-se aptos à participar serão avaliados pela equipe gestora do time. Os treinos são abertos aos atletas de São Mateus do Sul e região”, salienta Carlos que elenca que a equipe se chamará São Mateus Futsal e será composta por 18 atletas jogadores de linha e 3 a 4 goleiros que serão definidos pela comissão técnica.

Os gestores enaltecem que a comissão técnica receberá um técnico profissional com experiência vindo de outro município, além de um fisioterapeuta são-mateuense, um preparador técnico para os goleiros e um preparador físico. Nomes já estão sendo analisados, mas não foram revelados até o fechamento do planejamento da equipe.

O campeonato inicia no mês de abril e geralmente reúne cerca de 20 equipes divididas em grupos que jogam entre si em uma fase regionalizada. Na segunda fase se montam grupos de 4 equipes, onde apenas os 2 melhores classificados seguem para a semi e final. Será a quarta participação de uma equipe são-mateuense na série bronze do paranaense de futsal. A primeira vez foi em 2003, a segunda em 2006 e a terceira em 2011 quando ficou na 6ª posição no estado.

De acordo com Carlos, se no entender da comissão técnica for necessário contar com a participação de atletas e profissionais de fora, serão analisadas todas as situações. “Quando falamos de uma competição de alto nível como essa, falamos de um esporte e um campeonato de alto rendimento. Temos de entender que se o objetivo é fazer uma boa competição, traremos reforços. Hoje em dia dificilmente as equipes que participam jogam somente com atletas da casa, sito um exemplo de determinada equipe que persistiu neste ideal e conseguiu apenas um empate em 10 jogos disputados e sempre perdeu com placares elásticos”, diz.

Equipe são-mateuense que participou pela primeira vez da série bronze do Campeonato Paranaense de Futsal em 2003.

Jackson Soares, também membro do grupo gestor do time são-mateuense, comenta que já participou de edições anteriores do mesmo campeonato quando o município inscreveu sua equipe e o time já contou com atletas vindos de outras cidades visando agregar ao grupo que tinha e continuará tendo a base com jogadores de nossa cidade. Carlos ainda comenta que se selecionarmos os atletas que disputam a chave bronze do paranaense e que possuem um condicionamento físico acima da média, eles jogam cerca de 10 minutos no 1º tempo e mais o mesmo tempo no 2º período. A grande maioria dos atletas conseguem jogar cerca de 6 minutos, havendo assim uma grande rotatividade de jogadores em apenas um jogo.

A equipe gestora, neste mês de janeiro, está na fase de empenhos focados na procura de patrocinadores que possam colaborar com a seleção São Mateus Futsal e destaca a necessidade de parcerias para o uniforme e demais materiais, transportes, alimentação, acompanhamento médico, etc. As empresas interessadas em conhecer o projeto, estão convidadas a também estarem presentes na próxima segunda-feira (21), às 19h30 no Ginásio Polacão.

Colaborador

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Palmeiras do Rio das Pedras se consagra tricampeão da Copa Adriano Ulbrich
São Mateus do Sul é representado no 4º Campeonato Sul Brasileiro de Muay Thai e traz para casa dois cinturões
Flamengo agenda reunião por Mauricio Kozlinski, do Avaí

Os comentários estão fechados