Administração e Negócios

Erros fatais que destroem qualquer empreendimento | Parte 02

Imagem Ilustrativa

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Na edição anterior iniciamos uma listagem de erros que podem causar danos a qualquer empreendimento. A ideia é contribuir com aqueles que tanto sonham em ser dono do seu próprio negócio, levando-os a refletir sobre erros que devem ser evitados para que suas chances de sucesso sejam maiores do que a maioria das novas empresas que acabam encerrando suas atividades logo nos primeiros anos de existência.

DESORDEM FINANCEIRA:

A grande maioria das micros e pequenas empresas possuem uma rotina desorganizada quando o assunto é finanças, o que é um erro grave, pois não é possível visualizar as receitas e nem os gastos. A gestão financeira deve ser uma prioridade nos negócios. Realizar um bom fluxo de caixa, que pode ser feito com planilhas simples para controlar os valores que entram e saem da empresa é o mínimo a fazer. Assim também é possível fazer projeções futuras e dessa forma antecipar algumas decisões para direcionar o crescimento da empresa.

FIXAÇÃO ERRADA DO PREÇO DE VENDA:

Um erro bastante cometido por empreendedores iniciantes é no método de definição do preço de venda de seus produtos ou serviços. É comum os relatos de empresários que vendem muito, mas reclamam que no fim do mês não conseguem ver a cor de dinheiro. Esse erro ocorre em virtude de cálculos equivocados. Existem técnicas específicas e corretas para definir preço e margem de lucro. Portanto, se os preços daquilo que sua empresa oferece estão sendo definidos com base em uma porcentagem meramente arbitrada, está na hora de rever esse conceito para que tanto trabalho não seja feito em vão.

IGNORAR AÇÕES DE MARKETING E COMUNICAÇÃO:

Ações de marketing e divulgação são de extrema importância para qualquer negócio, principalmente para aqueles em fase inicial. Estratégias de comunicação também não podem ser esquecidas. Algumas ações podem demandar certo investimento, enquanto outras podem trazer grandes resultados com pequenos esforços, como por exemplo, um programa de fidelidade, saber utilizar e aproveitar os recursos das redes sociais, envio de mensagens para o e-mail de seus clientes informando-os das novidades e promoções, ou até mesmo para parabeniza-los no seu dia de aniversário. Sempre que se tratar de comunicação visual, conte com especialistas para garantir uma imagem profissional de seu negócio.

SE ACOMODAR:

A inovação é indispensável, principalmente para os novos negócios que precisam se destacar. É inovando que será possível competir com as empresas que já atuam no mercado há mais tempo. Inovar não significa reinventar a roda, significa pensar em soluções criativas que possam ser oferecidas com um diferencial. E quando os objetivos forem alcançados, nada de ficar no comodismo. Deve-se sempre almejar novo crescimento, e para isso é preciso investir em novos produtos, atualização e otimização de processos, acompanhar tendências e ocasionar mudanças.

Iniciar um novo empreendimento sabendo o que deve ser feito é fundamental, mas conhecer alguns erros que devem ser evitados, certamente aumentará as chances de sucesso.

Nos encontramos na próxima edição! Bons Negócios.

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