Cidade

Espetáculo de cantos gregorianos foi destaque nas sacadas do Hotel Dom Leopoldo

Centenas de são-mateuenses, juntos de suas famílias, apreciaram o espetáculo do cantor Juliano Ravanello no último domingo (9), em São Mateus do Sul. (Fotos: Gazeta Informativa)

A sacada do Hotel Dom Leopoldo foi o foco das atenções no último domingo (9), em São Mateus do Sul. A equipe do Hotel, juntamente com a Clínica Mais Saúde, Microxisto, Laboratório Iguaçu e Ervateira Baronesa, organizaram o espetáculo de cantos gregorianos, que trouxe o renomado cantor Juliano Ravanello para encantar os são-mateuenses com um show que enfatizou a magia natalina.

Centenas de pessoas lotaram os entornos do Hotel. Com uma cuia de chimarrão na mão, famílias e amigos se reuniram para apreciar o espetáculo, que segundo o cantor, foi dedicado para aqueles que têm sede de espiritualidade e o propósito de elevar a consciência Crística a abrir as portas para um tempo de Natal.

Além da presença do cantor e de sua equipe de músicos, que estavam tocando ao vivo instrumentos como violoncelo e teclado, o evento contou com a colaboração de membros da catequese e do grupo Jovens Unidos em Cristo (JUC), que distribuídos pelas janelas, vivenciaram esse momento que também fez parte da programação do Natal Ouro Verde.

No fim da apresentação, houve sorteio de brindes para os presentes e também a distribuição de balas para as crianças que estavam prestigiando o evento. Durante toda a apresentação, estava acontecendo uma feira em frente ao hotel, com diversas opções de quitutes.

“Achei linda a voz do cantor, a melodia e a concentração dele. Lindo espetáculo e confesso que eu não conhecia e comecei a apreciar”, destaca Leila Mendes, uma das proprietárias da Clínica Mais Saúde. De acordo com Iris Janoski, que esteve assistindo a apresentação, São Mateus do Sul carece de mais experiência na questão cultural, para proporcionar às pessoas momentos como esse. “O espetáculo trouxe algo inédito para a cidade. Foi uma noite de aprendizado e São Mateus precisa desse tipo de evento. Que nos próximos anos as organizações que promovem essas ações consigam se renovar ainda mais”, expressa.

O canto gregoriano é a mais antiga manifestação musical do Ocidente e tem suas raízes nos cantos das antigas sinagogas, desde os tempos de Jesus Cristo. O período de formação do canto gregoriano vai dos séculos I ao VI, atingindo o seu auge nos séculos VII e VIII. Seu nome é uma homenagem ao papa Gregório Magno (540-604), que fez uma coletânea de peças, publicando-as em dois livros: o Antifonário, conjunto de melodias referentes às Horas Canônicas, e o Gradual Romano, contendo os cantos da Santa Missa. Foi por meio dos cantos gregorianos que a música erudita cresceu, com o surgimento da partitura e da união de voz e instrumentos musicais.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Natal Ouro Verde – Compartilhando o Amor iniciará dia 28
São-mateuenses já aguardam ansiosamente a 2ª edição do Samas Bier
Confira o estágio de andamento das obras de construção do novo prédio do CREAS