Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Estádio Municipal Olívio Wolff do Amaral dá sinais de vida

O tradicional estádio do antigo clube Atlético São-mateuense conclui mais uma fase de sua revitalização. (Fotos: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

Em 2017, a Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Smetur), deu início ao processo do sistema de drenagem do Estádio Municipal Olívio Wolff do Amaral com a abertura de valetas. Na quinta-feira (31/05), a etapa do trabalho foi finalizada com o nivelamento da área que compreenderá o gramado.

Segundo Carlos Eduardo de Oliveira, membro da equipe da Smetur, o sistema de drenagem está inteiramente pronto, sendo finalizado com o patrolamento do espaço.

Ainda de acordo com Carlos, o trabalho foi realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Obras e a Smetur, e não houve gasto de dinheiro público para realizar o processo de drenagem. Os próprios funcionários das respectivas secretarias se responsabilizaram com a mão-de-obra.

“Em análise, se chegou à conclusão de que um processo licitatório para determinada empresa realizar a obra ultrapassaria a casa de R$ 50 mil. Somente a drenagem, sem o campo”, destaca o professor.

A ideia de revitalização do Estádio Municipal Olívio Wolff do Amaral é obedecer algumas etapas. A primeira da drenagem já foi concluída. Em seguida, iniciará a construção do muro no entorno do espaço, etapa essa que também respeitará o princípio da otimização dos recursos, sendo levantado pelos funcionários da Prefeitura Municipal.

“Se fossemos realizar uma licitação para a construção do muro, o investimento poderia ultrapassar os R$ 300 mil”, garante Carlos. Ele salienta que o próximo passo, após proteger a área com a construção do muro, será a colocação de grama específica para a prática esportiva e a reforma, quase que por completa, dos vestiários que estão em péssimas condições.

Em relação aos vestiários, a atual estrutura passou por atos de vandalismo e toda a estrutura elétrica foi roubada, bem como os forros de PVC, chuveiros, portas, etc., sendo de estrema necessidade uma reforma geral de todo este espaço.

O secretário Vilmar Ulbrich, enfatiza que a obra será finalizada com a continuidade do processo licitatório para a construção da arquibancada que está passando por reformulações na Caixa Econômica Federal (CEF). “A perspectiva é de que a infraestrutura do muro, gramado e vestiário estejam concluídas ainda nesse ano, e em 2019 a arquibancada possa ser iniciada e concluída para que possamos reinaugurar o estádio do povo são-mateuense”. Segundo Vilmar, será respeitada a mesma estrutura original do campo que mede 100 x 70 metros.

O estádio que já deu tantas alegrias nas décadas passadas a jogadores, times e famílias que lotavam o campo para assistir aos duelos travados pelo antigo clube Atlético São-mateuense, com seus adversários como o União Vila Prohmann e times que disputavam as ligas locais e regionais, retoma sua reconstrução que mesmo à passos lentos, aumenta a expectativa de todos.

Em contato com o Secretário Municipal de Obras, Marcello Jacopetti, a equipe da Gazeta Informativa foi comunicada de que as obras da arquibancada que foram iniciadas há alguns anos e interrompidas devido problemas técnicos, serão retomadas logo após a liberação da CEF, a qual exigiu algumas alterações de competência técnica e burocrática para sua continuidade.

Marcello afirma que entregou na terça-feira (5), o projeto com as alterações solicitadas à regional da CEF que se localiza em Ponta Grossa, e logo mais, a liberação será dada para a abertura do processo licitatório.

Ainda segundo o Secretário, a obra será retomada de onde parou e somente algumas alterações da escada de acesso aos torcedores sofrerá adaptações exigidas pelo corpo técnico. Quanto aos valores capitais da obra, Marcello menciona: “ainda existe parte da verba da emenda parlamentar que foi destinada para a obra, o restante será de responsabilidade da Prefeitura Municipal e não possuo os valores exatos para repassar.”

Sinônimo do vandalismo

O Estádio Municipal Olívio Wolff do Amaral que foi palco da história do futebol amador em São Mateus do Sul e que há alguns anos é de responsabilidade do município, vem passando por modificações em um longo processo de sua revitalização.

A obra que iluminou os olhos dos esportistas são-mateuenses quando anunciada, contou com a construção de um novo vestiário e o início da nova arquibancada. O vestiário que nunca foi estreado, ao longo dos anos foi alvo de vândalos que destruíram parte de sua estrutura e equipamentos.

Segundo a Smetur, a estrutura elétrica foi roubada, bem como os forros de PVC, chuveiros, portas, etc. E que se fará necessário uma reforma quase que por completa do espaço.

Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: