Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Estádio Municipal Olívio Wolff do Amaral dá sinais de vida

O tradicional estádio do antigo clube Atlético São-mateuense conclui mais uma fase de sua revitalização. (Fotos: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

Em 2017, a Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Smetur), deu início ao processo do sistema de drenagem do Estádio Municipal Olívio Wolff do Amaral com a abertura de valetas. Na quinta-feira (31/05), a etapa do trabalho foi finalizada com o nivelamento da área que compreenderá o gramado.

Segundo Carlos Eduardo de Oliveira, membro da equipe da Smetur, o sistema de drenagem está inteiramente pronto, sendo finalizado com o patrolamento do espaço.

Ainda de acordo com Carlos, o trabalho foi realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Obras e a Smetur, e não houve gasto de dinheiro público para realizar o processo de drenagem. Os próprios funcionários das respectivas secretarias se responsabilizaram com a mão-de-obra.

“Em análise, se chegou à conclusão de que um processo licitatório para determinada empresa realizar a obra ultrapassaria a casa de R$ 50 mil. Somente a drenagem, sem o campo”, destaca o professor.

A ideia de revitalização do Estádio Municipal Olívio Wolff do Amaral é obedecer algumas etapas. A primeira da drenagem já foi concluída. Em seguida, iniciará a construção do muro no entorno do espaço, etapa essa que também respeitará o princípio da otimização dos recursos, sendo levantado pelos funcionários da Prefeitura Municipal.

“Se fossemos realizar uma licitação para a construção do muro, o investimento poderia ultrapassar os R$ 300 mil”, garante Carlos. Ele salienta que o próximo passo, após proteger a área com a construção do muro, será a colocação de grama específica para a prática esportiva e a reforma, quase que por completa, dos vestiários que estão em péssimas condições.

Em relação aos vestiários, a atual estrutura passou por atos de vandalismo e toda a estrutura elétrica foi roubada, bem como os forros de PVC, chuveiros, portas, etc., sendo de estrema necessidade uma reforma geral de todo este espaço.

O secretário Vilmar Ulbrich, enfatiza que a obra será finalizada com a continuidade do processo licitatório para a construção da arquibancada que está passando por reformulações na Caixa Econômica Federal (CEF). “A perspectiva é de que a infraestrutura do muro, gramado e vestiário estejam concluídas ainda nesse ano, e em 2019 a arquibancada possa ser iniciada e concluída para que possamos reinaugurar o estádio do povo são-mateuense”. Segundo Vilmar, será respeitada a mesma estrutura original do campo que mede 100 x 70 metros.

O estádio que já deu tantas alegrias nas décadas passadas a jogadores, times e famílias que lotavam o campo para assistir aos duelos travados pelo antigo clube Atlético São-mateuense, com seus adversários como o União Vila Prohmann e times que disputavam as ligas locais e regionais, retoma sua reconstrução que mesmo à passos lentos, aumenta a expectativa de todos.

Em contato com o Secretário Municipal de Obras, Marcello Jacopetti, a equipe da Gazeta Informativa foi comunicada de que as obras da arquibancada que foram iniciadas há alguns anos e interrompidas devido problemas técnicos, serão retomadas logo após a liberação da CEF, a qual exigiu algumas alterações de competência técnica e burocrática para sua continuidade.

Marcello afirma que entregou na terça-feira (5), o projeto com as alterações solicitadas à regional da CEF que se localiza em Ponta Grossa, e logo mais, a liberação será dada para a abertura do processo licitatório.

Ainda segundo o Secretário, a obra será retomada de onde parou e somente algumas alterações da escada de acesso aos torcedores sofrerá adaptações exigidas pelo corpo técnico. Quanto aos valores capitais da obra, Marcello menciona: “ainda existe parte da verba da emenda parlamentar que foi destinada para a obra, o restante será de responsabilidade da Prefeitura Municipal e não possuo os valores exatos para repassar.”

Sinônimo do vandalismo

O Estádio Municipal Olívio Wolff do Amaral que foi palco da história do futebol amador em São Mateus do Sul e que há alguns anos é de responsabilidade do município, vem passando por modificações em um longo processo de sua revitalização.

A obra que iluminou os olhos dos esportistas são-mateuenses quando anunciada, contou com a construção de um novo vestiário e o início da nova arquibancada. O vestiário que nunca foi estreado, ao longo dos anos foi alvo de vândalos que destruíram parte de sua estrutura e equipamentos.

Segundo a Smetur, a estrutura elétrica foi roubada, bem como os forros de PVC, chuveiros, portas, etc. E que se fará necessário uma reforma quase que por completa do espaço.

Redação

Redação

Redação do jornal Gazeta Informativa
Redação
Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: