Especial

Estamos todos com você Mary

Conheça a história de Mary Nizer, são-mateuense de 15 anos que está lutando contra um câncer nos ossos, e encontra no apoio de familiares e amigos a força necessária para vencer este problema.

Altruísmo: a ausência de egoísmo; atitude de amor ao próximo; uma pessoa altruísta é aquela que pensa no próximo antes mesmo de pensar em si mesmo.

Esse significado ficou cravado na história de muitas pessoas no dia 16 de março de 2018, e principalmente na vida da jovem de 15 anos Mariely Nizer Nepomuceno Boava, ou simplesmente Mary: a principal responsável por aflorar esse sentimento no coração de muitas pessoas.

Quem acompanha as redes sociais, já deve ter lido algo relacionado a Mary e a campanha #TodosPelaMary, que traz como protagonista principal a jovem são-mateuense de sorriso fácil com uma vida repleta de carinho, amor e força. Sendo o xodó de uma família que esbanja afeto, Mary leva consigo o cuidado de sua mãe e dos avós, que são essenciais em sua vida.

Mas o que fez tantas pessoas, de diversos gêneros e idades, se mobilizarem tanto pela vida de Mary? Tudo começou em outubro de 2017, em uma consulta ortopédica por conta de uma escoliose. Durante o atendimento, a jovem comentou com o médico que há alguns dias estava sentindo dores na perna. Como ela já realizaria uma radiografia da coluna, o médico indicou o mesmo procedimento em sua perna, para se certificar de qual era o problema.

Logo após os resultados, o médico percebeu uma densidade diferente no raio X da perna, e pediu outro exame para ver se a mesma mancha apareceria novamente. O resultado voltou da mesma maneira.

Orientada para a realização de uma ressonância, Mary foi encaminhada ao hospital Angelina Caron em Campina Grande do Sul, cidade metropolitana de Curitiba. Logo após a realização de uma biópsia, a são-mateuense foi diagnosticada com um câncer nos ossos, chamado Sarcoma Ósseo.

Iniciando o tratamento em fevereiro desse ano, devido a sua perca de peso, a quimioterapia precisou ser interrompida para que ela recuperasse as vitaminas essenciais do organismo.

Para evitar danos maiores, os médicos entraram em consenso e resolveram apresentar uma alternativa para diminuir o desconforto na perna de Mary, e no dia 16 de março, ela passaria pelo processo de amputação de sua perna esquerda.

Nesse momento, a oração de muitas pessoas fez com que a fé se transformasse em força para Mary enfrentar todos os seus medos de cabeça erguida. “Ela tem um sorriso lindo e contagiante, que nunca foge do seu rosto”, confirma Luciana Gomes Westphalen, amiga e uma das principais incentivadoras do tratamento.

Natural de Curitiba, há alguns anos atrás Luciana passou pelo câncer de mama, o que a fez se tornar uma mulher ainda mais forte para enfrentar os desafios que a vida havia lhe proposto. Sempre de maneira irreverente, o alto astral de Luciana é transmitido para todos em sua volta, o que fez com que Mary procurasse a curitibana para a troca de experiências e admiração.

Lidando diretamente com pensamentos leves e positivos, Luciana transmitiu tanto para Mary quanto para sua família a tranquilidade e a união para enfrentar os embaces que o câncer carrega.

Pensando no bem da jovem são-mateuense, Luciana organiza uma mobilização que ultrapassa todas as expectativas possíveis: os cuidados para o tratamento de saúde de Mary e a organização de uma festa de 15 anos para incentivar ainda mais a felicidade da são-mateuense.

“Contamos com a ajuda de pessoas responsáveis por cuidar da saúde de Mary. Conseguimos acompanhamento de fisioterapia e da nutricionista Daniela Noga que estão trabalhando de forma voluntária”, destaca Luciana, que garante que as doações em dinheiro estão sendo destinadas para a compra de suplementos e medicamentos para o tratamento de saúde da jovem.

Em contrapartida, para comemorar a vida e a trajetória de Mary, amigas e membros da comunidade são-mateuense estão se mobilizando na organização da sonhada e esperada festa de 15 anos. Muitas doações de serviços voluntários estão sendo arrecadados, e a realização da festa está sendo planejada para acontecer da melhor forma possível.

“A Mary sempre teve o sonho de montar um book com a fotógrafa Julia Roehrig e ser maquiada pela Carol Kato, e pudemos realizar esse desejo em um final de semana que rendeu muitas gargalhadas e fotos incríveis”, relembra Luciana.

Em parceria com a ONG Atitude na Cabeça, Carol Kato, juntamente com Giseli Maria Centa responsável pela doação do cabelo, presentearam a Mary com uma linda peruca, que destacou ainda mais a beleza da jovem.

Além do valor das doações, rifas, bingos e manifestações estão sendo organizadas para seu tratamento de saúde, como o Dia do Anjo elaborado pelo Colégio Estadual São Mateus em prol a saúde de Mary e de mais dois jovens que estão passando pelo câncer.

Quem quiser colaborar para o tratamento da Mary procure a página no Facebook “Todos Pela Mary” e saiba de todas as mobilizações que estão acontecendo no município. Também há a possibilidade de depósito em conta bancária: Banco do Brasil, Mariely Nizer Nepomuceno Boava; Agência: 0655-6; Conta Poupança: 37013-4.

Conhecendo mais a Mary

Estudante do curso técnico de Formação de Docentes, Mary Nizer é sinônimo de vaidade e estilo. Sempre procurando as últimas tendências da moda, a jovem esteve próxima desse mundo desde muito cedo.

Amando o universo das câmeras e tendo como sonho a vida de modelo, Mary traz como referência a modelo Paola Antonini, que após um acidente automobilístico, precisou amputar uma de suas pernas, e hoje é destaque de vitória e superação.

Transmissão de energias e pensamentos positivos com certeza a farão ter esse mesmo destino, e depois da recuperação, ouviremos falar muito da história dessa jovem que está em busca dessa conquista de vida! Brilhe muito Mary, estamos todos com você!

Fotos

Mary Nizer ganhou um ensaio fotográfico em homenagem aos seus 15 anos. As fotos feitas pela fotógrafa Julia Roehrig transmitiram ainda mais a beleza estampada no olhar da jovem. A foto que ilustra esta reportagem é uma pequena amostra do lindo resultado.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
III Mostra de Folclore encanta o público e mobiliza a cidade
A história do Nhô João da Terra Vermelha
A coleção cheirosa com mais de 1,2 mil vidrarias de perfume