O Colégio Estadual Professor Paulo Stencel está localizado na Vila Americana, e atende diversas crianças e jovens residentes nas zonas urbana e rural do município de São Mateus do Sul. (Fotos: Éber Deina/Gazeta Informativa)

O período dedicado às matrículas escolares na rede de ensino estadual, no Paraná, está aberto desde a última terça-feira (24). As vagas são voltadas para o ano letivo de 2021 e serão confirmadas online, tanto para matrícula inicial, quanto para a rematrícula de estudantes. A data final para efetivação das mesmas, será o próximo dia 18 de dezembro (sexta-feira).

Todo o processo é coordenado e executado através da atuação mútua dos funcionários da Secretaria de Estado de Educação e do Esporte (SEED-PR), em parceria com os Núcleos Regionais de Educação (NRE’s), Secretarias Municipais de Educação e instituições de ensino público. A cidade de São Mateus do Sul pertence ao Núcleo Regional de União da Vitória.

Como confirmar a vaga?

A confirmação da vaga deverá ser realizada de maneira on-line, através da “Área do Aluno”. Ela pode ser acessada no endereço eletrônico areadoaluno.seed.pr.gov.br, e se trata de uma plataforma criada pela Secretaria para consulta aos boletins escolares e atualização cadastral dos estudantes.

O Colégio Estadual Duque de Caxias já formou centenas de gerações de são-mateuenses, tendo uma parcela considerável de estudantes da zona rural no período matutino.

Para os pais ou responsáveis legais de estudantes oriundos da rede privada de educação, matriculados em instituições que não utilizam o Sistema Escola Web, ou de alunos provenientes de outros estados e países, deverão acessar o formulário destinado à sua região (NRE). O endereço eletrônico para o formulário referente ao NRE de União da Vitória, ao qual nossa cidade pertence, pode ser acessado através do link rebrand.ly/cgm-uva. Somente no caso de não possuir acesso à internet ou ao celular, os pais e responsáveis deverão comparecer pessoalmente na instituição de ensino para realizar este processo on-line.

Documentos

Para preencher o formulário citado anteriormente, será necessário ter em mãos a certidão de nascimento ou carteira de identidade do estudante (se houver), a declaração de vacinação, a declaração ou histórico escolar, bem como um comprovante de endereço e o RG do responsável.

Para efetivar a matrícula através da Área do Aluno os responsáveis deverão preencher um dos campos com um código que será enviado para o celular que foi cadastrado. É importante ter este número atualizado. Quem não fez a atualização solicitada anteriormente, deverá ir pessoalmente até os colégios para o fazer.

Inscrições para os cursos técnicos do CESM são prorrogadas

A equipe de colaboradores do Colégio Estadual São Mateus (CESM) informa a população são-mateuense, que as inscrições para os cursos técnicos ofertados no ano de 2021, foram prorrogadas. Atualmente, a instituição ainda oferece vagas nas modalidades de Técnico em Meio Ambiente (Período Matutino, para alunos sem Ensino Médio completo), Técnico em Agronegócios (Período Noturno, para alunos sem Ensino Médio completo), Técnico em Agronegócios Subsequente (Período Noturno, para alunos com Ensino Médio Completo) e Técnico em Segurança no Trabalho Subsequente (Período Noturno, para alunos com Ensino Médio completo). Os interessados deverão comparecer na secretaria do CESM. Mais informações estão disponíveis através dos telefones (42) 3532 – 4010 e (42) 3532 – 4521.

O Colégio Estadual São Mateus além de oferecer serviços de Educação básica, ainda conta com o Ensino Profissionalizante, bastante importante para toda a sociedade são-mateuense.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
A Festa Junina dos CMEI’s acontece no fim de semana em São Mateus do Sul
Morador de São Mateus do Sul estreia na literatura com livro sobre astronomia
Baterista são-mateuense é destaque nacional