Cidade

Estatuto do Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul é aprovado

Foto: Divulgação

O Estatuto do Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul (IHG/SMS), foi aprovado na sexta-feira (16), no Centro da Juventude, em uma Assembleia Geral. Apesar do mau tempo no momento da reunião, diversas pessoas compareceram para discutir e aprovar o Estatuto da organização.

O Instituto criado no final do ano passado, será dirigido por uma diretoria executiva composta de sete cargos; Presidente, vice-presidente, Secretário Administrativo, Secretário de Finanças, Diretor de Pesquisa, Diretor de Cerimonial e Eventos, Diretor de Relações Públicas e Comunicação e um vogal. Além da Diretoria Executiva haverá um Conselho Fiscal composto por três titulares e três suplentes, que terá as funções de controle e fiscalização.

Tanto a Diretora Executiva quanto o Conselho Fiscal foram eleitos na oportunidade e terão, segundo o Estatuto aprovado um mandato por tempo indeterminado, que não poderá entretanto exceder a dois anos e a função principal de concluir a organização jurídica e administrativa da instituição.

Para o cargo de presidente executivo, foi confirmado o nome do professor Mário Deina, que já vinha presidindo a Diretora Provisória. O presidente afirmou que a aprovação do Estatuto foi um passo da maior importância, pois a partir do seu registro no Cartório de Títulos e Documentos, o Instituto passa a existir juridicamente, podendo encaminhar os demais registros legais necessários ao seu funcionamento, bem como pode começar a cumprir efetivamente as finalidades para as quais foi criado. O IHG/SMS é uma instituição científica, tendo por finalidade principal a pesquisa, preservação e divulgação da História e Geografia locais e segundo seus fundadores, não tem a pretensão de ser concorrente de outras organizações públicas ou privadas que atuam do segmento cultural do município, mas que deve buscar sempre parcerias com estas para alcançar seus objetivos.

DOIS MINUTOS DE HISTÓRIA

Na mesma oportunidade o IGH/SMS fez o lançamento do Programa Dois Minutos de História, uma produção de pesquisadores e produtores locais, que vai veicular semanalmente programas de vídeo com duração de dois minutos abordando fatos históricos do município de São Mateus do Sul.

A veiculação dos programas se dará pelo Youtube e pelo Facebook inicialmente, conforme explicou o coordenador do projeto Gerson Cesar Souza, ao fazer a apresentação do programa, que conta ainda com a participação de Gideão Portes Borges, Thiago Portes Borges, Hélio Fomagio, sendo que o primeiro episódio apresentado na ocasião, trata da chegada do primeiro homem branco às terras onde se situa São Mateus do Sul, Bruno da Costa Filgueiras, em 1769 e as origens do nome da cidade.

IMPORTÂNCIA DA PESQUISA

A professora doutora Alcimara Foetch, da UNESPAR Universidade Estadual do Paraná), Diretora de Pesquisa do Instituto fez uma explanação sobre a importância da pesquisa para o resgate e preservação tanto de aspectos históricos quanto geográficos do município.

Segundo ela, há muito o que ser pesquisado e até descoberto ainda sobre a formação histórica e geográfica de São Mateus do Sul e através dessas pesquisas se produzirão subsídios importantes para o conhecimento e sobretudo para o ensino da história e geografia locais aos estudantes do ensino fundamental e médio.

Como exemplo segundo a Diretora, há a questão de povos tradicionais como indígenas e faxinalenses que fazem parte da nossa história e que até hoje ainda não foi estudada suficientemente, sendo que os historiadores tem se dedicado mais à factualidade pós-ocupação branca do nosso território, e não se tem debruçado ainda sobre questões mais amplas e anteriores, que são demais importantes para explicar nossas origens e nossa constituição como sociedade.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Centro Cultural do Cepe é palco para o Furdunço na Roça
Onde termina a acessibilidade para deficientes visuais em São Mateus do Sul
Sala do Empreendedor oferece auxílio para autônomos e pequenos empresários