Saúde

Estoque do Banco de Sangue está baixo em União da Vitória

Foto: Sidnei Muran

Foto: Sidnei Muran

Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, mas no início do mês o número de doadores está abaixo do normal, deixando o estoque limitado. Por conta disso, a Unidade de Coleta de Transfusão (UCT) – Banco de Sangue de União da Vitória convida as pessoas para realizarem suas doações.

Todos os tipos sanguíneos são importantes na recomposição dos estoques, em especial, as tipagens O+ e O-. Por serem as mais utilizadas, até na ausência do sangue específico de que é necessário numa transfusão de emergência. As doações podem ser feitas de segunda-feira à quinta-feira, das 13h às 15h30, e sexta-feira das 13h às 16h30.

Os requisitos básicos é ter no mínimo 50 kg de peso, estar bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação, nem ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses. Ter idade entre 18 e 61 anos, para a primeira doação.

Doadores freqüentes podem prolongar o voluntariado doando até um dia antes de completar os 70 anos. De 16 a 18 anos não completos pode doar acompanhado do responsável legal. Ainda, ter relação sexual com parceiro não fixo, ou grupo de risco, é outro impeditivo.

Coleta aos sábados e feriado

Por conta do feriado do dia 15 de novembro (terça-feira), nessa data não haverá coleta. Também, no dia anterior (segunda-feira, 14/11) a unidade estará fechada devido ao Decreto Estadual que transferiu para essa data, o Dia do Servidor Público (28/10), tornando-o recesso no estado.

Contudo, dia 26 de novembro (sábado), como de costume, a unidade abre as portas para receber doadores, em especial, que não podem se ausentar de seus trabalhos para realizar o ato voluntário. No mês de dezembro, também, o terceiro final de semana do mês (17/12), o Banco de Sangue estará recebendo doações.

Mais informações: (042) 3522.1365.

Sidnei Muran

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
A guerra das vacinas
Hospitais do Vale do Iguaçu fazem apelo à população
Secretaria Municipal de Saúde esclarece a ausência de alguns medicamentos no início deste ano