Cidade

Estudante são-mateuense promove ação social na faculdade em prol a Casa de Passagem São Vicente de Paulo

“Quando entreguei as cobertas vi outra realidade, e isso mudou a minha forma de ver a vida e valorizar o que eu tenho”, diz Crislayne Janine Alves de Souza de 25 anos, estudante do 4º período de Ciências Contábeis no Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV). (Foto: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Em uma noite de domingo de forte frio em São Mateus do Sul, Crislayne Janine Alves de Souza de 25 anos, estudante do 4º período de Ciências Contábeis no Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), observou alguns moradores de rua em São Mateus do Sul, e percebeu a enorme dificuldade, falta e a necessidade de cobertores para amenizar um pouco do desconforto que o frio ocasionava para aquelas pessoas.

Chegando em casa sem esquecer da cena vista, resolveu idealizar uma ação social que ajudasse aqueles moradores e conscientizassem as pessoas para o pensamento coletivo, de valorização e do bem. “Eu cheguei e comecei a pensar naquela noite que eu tenho em casa a coberta que eu quiser, e existem muitas pessoas que não tem nem isso”, comenta.

Crislayne Alves e Ivone Nadoldy, com as doações. A equipe reconhece e faz total agradecimento para todos que colaboraram com a ação social. (Foto: Arquivo Pessoal)

Tentando um apoio de maior visibilidade, Crislayne na mesma noite mandou uma mensagem para o professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis da UNIUV, Oscar Adalberto Schmidt, apresentando a ideia principal da ação social, e obteve a melhor aprovação possível.

Com o apoio também do vice-coordenador, Paulo Henrique Perotti, os trabalhos práticos começaram a tomar forma nos entornos da faculdade, e a divulgação em salas para a arrecadação de cobertores começou a se espalhar por todos os estudantes.

Com 2 semanas de divulgação, foram arrecadadas ao todo 60 cobertas, 30 foram encaminhadas diretamente para moradores de ruas, e as outras 30 foram entregues para a representante da Casa de Passagem São Vicente de Paulo em São Mateus do Sul, Ivone Nadolny. Vale o total agradecimento para o professor Clóvis Tigner, que se responsabilizou para o transporte dos cobertores de União da Vitória até a casa de passagem.

A Casa de Passagem São Vicente de Paulo atua desde 2007 nas dependências do Salão Paroquial da Igreja Matriz São Mateus, mais precisamente na esquina das ruas Tenente Max Wolff Filho e Paulino Vaz da Silva no centro de São Mateus do Sul. Uma entidade beneficente que tem como principal objetivo, oferecer hospedagem e alimentação gratuita a cidadãos que necessitem do préstimo, principalmente a aqueles que necessitam pernoitar para se deslocar a outras cidades como Curitiba, União da Vitória e Campo Largo, prover exames médicos.

Cobertores que foram arrecadados e doados para a Casa de Passagem São Vicente de Paulo em São Mateus do Sul. (Foto: Arquivo Pessoal)

O albergue oferece também, de forma solidária, alimentação aos moradores de rua da cidade, independente da situação que levou a cada um a este estado. Cerca de 30 refeições diárias são fornecidas a este público. É uma entidade beneficente que sobrevive de ações solidárias. Toda a estrutura: cama, mesa, banho, alimentação, higiene e limpeza são baseadas em doações provindas da comunidade.

“Quando entreguei as cobertas vi outra realidade, e isso mudou a minha forma de ver a vida e valorizar o que eu tenho. Eu acredito que se cada um de nós se conscientizasse e fizesse um pouquinho, resolveria muita coisa. Uma pequena ação que é feita, faz o dia de algumas pessoas melhor”, incentiva Crislayne.

A principal necessidade na casa de passagem também é na questão alimentícia, toda e qualquer ajuda é sempre bem-vinda. Faça como a Crislayne, não pense no individualismo que muitas vezes nos cega das necessidades de outras pessoas.

Aos leitores que queiram colaborar para a casa de passagem, eis os contatos da presidente e vice, respectivamente. (42) 98836-1050, falar com Ivone Nadolny da Vitor’s & Cia ou (42) 98802-6805, com Elizia Brasil.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Entidades do município recebem repasses do Nota Paraná
Audiência Pública será realizada a fim de debater a criação de uma instituição para idosos em São Mateus do Sul
Concurso da Prefeitura Municipal é neste domingo (4)