A visita técnica foi realizada por 40 alunos e 3 professores do Colégio Estadual São Mateus. (Fotos: Divulgação)

Os estudantes do curso técnico em química do Colégio Estadual São Mateus (CESM), realizaram no dia 2 de julho uma visita na fábrica da Coca-Cola, localizada em Curitiba. A visita buscava envolver os alunos no processo de produção de uma grande fábrica, enfocando na atuação de um técnico em química durante a fabricação da bebida conhecida mundialmente.

De acordo com Andreia Miranda, professora do curso técnico, a viagem está sendo planejada desde 2018 pela equipe de coordenação, e a viabilização da visita proporcionou uma experiência do ramo profissional para 40 alunos e 3 professores. “A ideia é conhecer uma grande empresa para que eles encontrem possibilidades na área de atuação”, diz.

Andreia conta que os alunos conheceram os projetos de sustentabilidade, linhas de produção, laboratório sensorial, estações de tratamento (ETE e ETA) e curiosidades da marca, além de sanar as dúvidas referente as áreas e temas abordados.

Para as trigêmeas Beatriz, Bruna e Bárbara Cechinatto Cordeiro, a viagem foi impressionante. “Aprendemos várias coisas sobre a Coca-Cola que não sabíamos, como os vidros que são feitos através de tubetes, e que foi a Coca que criou o Papai Noel”, contam.

A equipe responsável pela organização da viagem agradece a colaboração da direção do CESM, que é parceira em atividades extracurriculares.

A fábrica

O Fomento Econômico Mexicano (FEMSA) Coca-Cola, que possui fábrica localizada em Curitiba, na BR-277, possui no Brasil cerca de 20 mil colaboradores, com mais de 300 mil pontos de venda.

Ao longo de 130 anos de história no mundo e de mais de sete décadas no Brasil, a empresa trabalha com gestão de qualidade e responsabilidade social por meio de trabalho desenvolvidos dentro das fábricas e fora dela, como a produção sustentável.

A engarrafadora da Coca-cola no Brasil é a FEMSA, que também está presente em outros 11 países. A empresa concede sua fórmula e marcas a parceiros, que fabricam, embalam e distribuem as bebidas.

No Brasil, a FEMSA está presente em 48% do território nacional, com cerca de 20 mil funcionários. A engarrafadora e distribuidora atende mais de 88 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em parte do estado de Goiás.

No país, conta com uma estrutura de 44 centros de distribuição, além de outros centros menores de logística. A unidade de Jundiaí, São Paulo, é a maior no mundo em volume de vendas em produtos Coca-Cola.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Alunos do Colégio Estadual Professora Zuleide Samways Portes praticam a sustentabilidade na construção de espaço ambiental
Colégio São Mateus produz álcool gel e doa para a saúde pública de Antonio Olinto
2 de abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo