Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Estudos técnicos para arborização urbana em São Mateus do Sul são retomados

Acadêmicos e profissionais de engenharia florestal e biologia retomam os trabalhos do projeto em São Mateus do Sul. (Fotos: Assessoria PMSMS)

De acordo com o engenheiro florestal Ciro Duarte de Paula Costa, responsável pela execução e supervisão do Projeto Diretor de Arborização Urbana em São Mateus do Sul, o projeto teve início em setembro de 2015 indo até dezembro de 2016, tendo contrato de continuidade assinado no dia 25 de setembro deste ano.

Até então as equipes integrantes do projeto haviam realizadas entrevistas com 2.660 pessoas, dos 16 bairros no perímetro urbano situado no município, com questionamentos na primeira fase do projeto sobre a opinião da população em relação as árvores existentes em São Mateus do Sul. O projeto também destacava o tipo de árvore preferencial pelo morador (árvores de flores ou de sombra) e o que elas gostariam que fosse plantado em torno de sua residência.

O segundo processo para a efetivação do projeto é a realização do inventário sobre o número totalizado das árvores e arbustos que estão presentes nas calçadas no perímetro urbano do município, que até o ano de 2016 foram efetivados em 7 bairros são-mateuenses, e que teve continuidade no dia 26 de setembro deste ano.

“Hoje a equipe está composta por cinco estagiários: quatro da área de engenharia florestal e um da área da biologia. Esse pessoal veio todo de fora, sendo dois vindos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), uma da Universidade Federal dos Pampas RS (Unipampa), uma da Universidade Federal de Lavras MG (UFLA) e outro da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e isso só mostra a dimensão que esse processo está tomando. Recebemos a inscrição de 85 pessoas para apenas estas cinco vagas, pois este projeto está sendo tratado como principal modelo de plano de arborização urbana do país”, destaca Ciro. O projeto ainda necessitará de mais um ano para a sua conclusão no município.

O que é o Plano Diretor de Arborização Urbana?

O objetivo do Plano Diretor de Arborização Urbana de São Mateus do Sul, envolve um conjunto de diretrizes, resultado de um planejamento amplo, que envolve o estudo e diagnóstico completo sobre as árvores do município, e que prevê uma série de medidas relacionadas ao controle e planejamento da nova arborização urbana de São Mateus do Sul.

Os benefícios são projetados pensando no futuro da cidade: entre eles, destacam-se a garantia de manutenção das calçadas do município (que hoje acabam se deteriorando em função de raízes de árvores plantadas de forma aleatória no passado) e a possibilidade de controle e prevenção de enchentes (com a plantação de árvores com alto potencial de absorção de água do solo); isso sem contar nos benefícios estéticos (potencial turístico) e de qualidade de vida (sombreamento e controle da temperatura, por exemplo) que um plano de arborização urbana traz para o município.

Vários materiais são utilizados para o estudo das árvores e arbustos, São Mateus do Sul é o primeiro município brasileiro a trabalhar com um tomógrafo com sensor de raízes – aparelho de alta tecnologia que aponta dados precisos sobre o estado de saúde de cada árvore.

O contrato para a retomada do projeto foi assinado pelo prefeito municipal Luiz Adyr Gonçalves Pereira, no dia 25 de setembro.

Cláudia Burdzinski

Cláudia Burdzinski

Repórter que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br
Cláudia Burdzinski
Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: