Educação e Cultura

Evento de lançamento do “Livro dos Saberes de São Mateus do Sul” reuniu cultura, comida típica e o carisma dos são-mateuenses

Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

O Livro dos Saberes de São Mateus do Sul foi lançado no dia 30 de novembro, no auditório do Centro da Juventude, em um evento marcado pela presença de mais de cem pessoas da comunidade, entre jovens, adultos e antigos moradores.

Durante o evento, organizado pela equipe do Instituto Neotropical e projeto Morada dos Saberes, os participantes puderam experimentar comidas típicas da região, como pão de centeio, patê de torresmo e de requeijão, broa de milho, pão com calabresa, bolacha de polvilho com goiaba, bolo de fubá e mel, chá de erva-mate e sucos de frutas da estação, tudo produzido e servido pelos moradores da área rural.

Os autores e cidadãos entrevistados para a montagem do livro puderam falar sobre a experiência de registrar a sabedoria local, em uma obra que serve agora como documento, dando suporte para divulgação da cultura de São Mateus do Sul. Professoras da rede estadual e municipal de ensino, assim como os alunos envolvidos nas atividades do projeto Morada dos Saberes estiveram presentes.

Representantes das instituições parceiras e apoiadores também contribuíram com a cerimônia, como o Instituto Federal do Paraná, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a coordenação do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio São Mateus e o projeto Araucária Cineclube, marcando a importância da rede formada para construção do projeto. A celebração foi encerrada com chave de ouro com a apresentação do Coral Petrobras SIX,  antes da distribuição de exemplares da obra ao público.

O livro foi organizado pelo projeto Morada dos Saberes (INPCON), com patrocínio da Petrobras e Governo Federal. A ideia principal foi compilar a cultura da região, por meio de histórias, causos, lendas, práticas tradicionais e costumes contados pelos moradores, revelando a visão dos habitantes sobre a sua própria terra. O leitor também encontrará informações técnicas sobre as paisagens naturais do município, onde ainda é possível contemplar um pouco da Floresta com Araucária. O material será distribuído gratuitamente nas escolas, bibliotecas e associações e também será divulgado em formato digital, disponível para leitura e download no site do projeto, através do endereço moradasaberes.org/materiais-educativos.

O Morada dos Saberes busca integrar a educação ambiental ao cotidiano das pessoas, fortalecendo a compreensão do espaço geográfico local, nos seus aspectos naturais e sociais. Para mais informações sobre o projeto Morada dos Saberes visite o site www.moradasaberes.org e a página do projeto nas redes sociais, entre em contato via e-mail (info@moradasaberes.org) ou pelo telefone (42) 9968 6085.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Apae de São Mateus do Sul promove Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Petrobras promove oficina de capacitação comunitária em gestão de riscos em São Mateus do Sul
SEM AULA: transporte escolar registra redução de salário e dificuldade econômica