O projeto “Slava Ukraini! Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná”, aconteceu em São Mateus do Sul no último fim de semana do mês de julho. (Fotos: Arquivo/Kalena)

No sábado (27/07), aconteceu a oitava edição do projeto “Slava Ukraini! Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná”, em São Mateus do Sul. Realizado pelo Grupo de Folclore Ucraniano Kalena, o projeto conta com o apoio da COPEL e incentivo do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado do Paraná (Profice), e também contou com o apoio cultural da comunidade ucraniana de São Mateus do Sul.

As ações aconteceram todas no espaço do Salão Paroquial da Matriz, sendo que de manhã foi realizada a oficina de pêssankas e a tarde aconteceram as oficinas de bordados, culinária, danças e a palestra cultural, todas contando com um bom número de participantes.

A exposição de culinária e artesanato teve sua abertura às 17h, seguindo até o fim do evento, e as apresentações culturais do Foclore Ucraniano Kalena e do Musical Trembita foram iniciadas às 19h30, logo após a celebração da missa na Matriz. O evento contou também com a participação do Grupo Foclórico Ucraniano Lviv, da vizinha cidade de Três Barras.

A próxima edição do projeto “Slava Ukraini” acontecerá na cidade de Mallet (PR), dia 10 de agosto. Acompanhe a programação no site: www.slavaukraini.com.br

O projeto “Slava Ukraíni” foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, tendo a Copel como empresa apoiadora, e é realizado pelo Folclore Ucraniano Kalena.

Vendas.
Oficina de pêssanka.
Oficina de culinária
Oficina de bordados.

Histórico do Kalena

O Folclore Ucraniano Kalena, fundado em janeiro de 1969, é uma entidade vinculada ao Clube Ucraniano de União da Vitória (PR).

O seu início se deu pelo impulso natural dos jovens descendentes de ucranianos, que não queriam perder a cultura trazida da longínqua terra de seus antepassados.

A história do grupo sempre foi marcada de um esforço contínuo na busca do crescimento e aprimoramento. Seus integrantes, no decorrer dos 44 anos de atividades, sempre vem participando de vários cursos de aperfeiçoamento da dança folclórica ucraniana, inclusive cursos no exterior.

Tem reconhecimento por sua atuação nos órgãos públicos ao ser declarado Utilidade Pública Municipal de União da Vitória (PR) – Lei n.º 2146-94, Utilidade Pública Estadual (Paraná) – Lei n.º 12631 de 12/07/1999 e Utilidade Pública Municipal de Porto União (SC) – Lei n.º 2594 de 06/04/2001.

O Folclore Ucraniano Kalena é composto por mais de cem integrantes, divididos em grupo infantil, juvenil, adulto, corpo coreográfico e diretoria.
Como maiores conquistas, evidencia-se o 1º Lugar no Festival Internacional de Foz do Iguaçu e o 1º Lugar do 17º Festival de Danças de Joinville, considerado o maior evento do gênero na América Latina. Em 2008, o Folclore Ucraniano Kalena foi premiado pelo Ministério da Cultura com o “Prêmio Culturas Populares”, como reconhecimento ao trabalho desenvolvido.

Durante os seus 44 anos de atividades, o grupo já fez apresentações em diversas cidades, dentre elas destacamos: Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Curitiba, Foz do Iguaçu, Porto Alegre, Canoas, São Paulo, Florianópolis, Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul, Lages, Capinzal, São Bento do Sul, Rodeio, Indaial e muitas outras.

No ano de 2010, o Grupo Kalena fez sua primeira turnê internacional pela Ucrânia e Estados Unidos da América, sendo o primeiro grupo folclórico ucraniano do Brasil a se apresentar na Ucrânia. Participou do 3º Festival Internacional de Folclore “Etnovyr” na cidade de Lviv, durante as comemorações do 19º Aniversário da Independência da Ucrânia e também se apresentou no Kultshytsi Fest (Sambir – Oeste da Ucrânia). Nos Estados Unidos da América participou do 34º Baltimore Ukrainian Festival.

Atualmente o grupo também faz apresentações locais agendadas para grupos específicos, sendo um dos mais importantes atrativos turísticos da região de Porto União (SC) e União da Vitória (PR).

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Família vai até a escola na segunda fase do projeto “Minuto da Sabedoria”
São-mateuense conquista segundo lugar em festival de música da Uniuv
Prendas de São Mateus do Sul conquistam títulos inéditos a nível estadual