A cultura ucraniana estará em destaque neste ano de 2019 através do projeto cultural “Slava Ukraíni! Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná”, em uma série de dez eventos em diferentes municípios da região. (Divulgação)

Promovido pelo Folclore Ucraniano Kalena o projeto visa promover ações de valorização da cultura ucraniana através da transmissão de saberes tradicionais e do fomento em eventos alusivos à identidade cultural da comunidade ucraniana.

As ações serão padronizadas sempre em dois dias de atividades em cada cidade, sendo o primeiro voltado às oficinas de pêssankas, bordados e culinária ucraniana, e o segundo dia com um evento cultural, com programação de atrações folclóricas e musicais, exposições de artesanato e culinária típica, além de oficina de danças ucranianas e palestra cultural, sendo todas as atividades gratuitas.

As cidades que receberão o projeto são: Paulo Frontim, Antonio Olinto, Paula Freitas, Cruz Machado, General Carneiro, Rio Azul, Irati, São Mateus do Sul, Mallet e União da Vitória, sendo que as ações serão realizadas nos espaços das respectivas comunidades ucranianas, Ginásios Municipais e ou outros espaços para eventos, de acordo com a realidade de cada município, sempre abertos ao público em geral.

Segundo o presidente da entidade, Sr. Daniel Sliwinski, “as pessoas terão uma vivência dos valores da cultura ucraniana, que é muito presente em nossa região, e poderão ter um novo olhar para a preservação das tradições”. Em cada evento, serão muitas horas de transmissão de saberes tradicionais nas oficinas, música e danças folclóricas, e exposições de artesanato e gastronomia típicas.

O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, tendo a COPEL como empresa apoiadora, e contando ainda com o apoio cultural de todos os municípios e comunidades ucranianas que receberão as ações.

Calendário de ações do projeto:

23/fev – 24/fev:
Paulo Frontim

30/mar – 31/mar:
Antonio Olinto

13/abr – 14/abr:
Paula Freitas

01/mai:
Cruz Machado

01/jun – 02/jun:
General Caneiro

08/jun – 09/jun:
Rio Azul

29/jun – 30/jun:
Irati

20/jul – 21/jul:
São Mateus do Sul

03/ago – 04/ago:
Mallet

17/ago – 24/ago:
União da Vitória.

Histórico

O Folclore Ucraniano Kalena, fundado em janeiro de 1969, é uma entidade vinculada ao Clube Ucraniano de União da Vitória – PR.

O seu início se deu pelo impulso natural dos jovens descendentes de ucranianos, que não queriam perder a cultura trazida da longínqua terra de seus antepassados.

A história do grupo sempre foi marcada de um esforço contínuo na busca do crescimento e aprimoramento. Seus integrantes, no decorrer dos 44 anos de atividades, sempre vem participando de vários cursos de aperfeiçoamento da dança folclórica ucraniana, inclusive cursos no exterior.

Tem reconhecimento por sua atuação nos órgãos públicos ao ser declarado Utilidade Pública Municipal de União da Vitória-Pr – Lei n.º 2146-94, Utilidade Pública Estadual (Paraná) – Lei n.º 12631 de 12/07/1999 e Utilidade Pública Municipal de Porto União-Sc – Lei n.º 2594 de 06/04/2001.

O Folclore Ucraniano Kalena é composto por mais de cem integrantes, divididos em grupo infantil, juvenil, adulto, corpo coreográfico e diretoria.

Como maiores conquistas, evidencia-se o 1º Lugar no Festival Internacional de Foz do Iguaçu e o 1º Lugar do 17º Festival de Danças de Joinville, considerado o maior evento do gênero na América Latina. Em 2008, o Folclore Ucraniano Kalena foi premiado pelo Ministério da Cultura com o “Prêmio Culturas Populares”, como reconhecimento ao trabalho desenvolvido.

Durante os seus 44 anos de atividades, o grupo já fez apresentações em diversas cidades, dentre elas destacamos: Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Curitiba, Foz do Iguaçu, Porto Alegre, Canoas, São Paulo, Florianópolis, Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul, Lages, Capinzal, São Bento do Sul, Rodeio, Indaial e muitas outras.

No ano de 2010, o Grupo Kalena fez sua primeira turnê internacional pela Ucrânia e Estados Unidos da América, sendo o primeiro grupo folclórico ucraniano do Brasil a se apresentar na Ucrânia. Participou do 3º Festival Internacional de Folclore “Etnovyr” na cidade de Lviv, durante as comemorações do 19º Aniversário da Independência da Ucrânia e também se apresentou no Kultshytsi Fest (Sambir – Oeste da Ucrânia). Nos Estados Unidos da América participou do 34º Baltimore Ukrainian Festival.

Atualmente o grupo também faz apresentações locais agendadas para grupos específicos, sendo um dos mais importantes atrativos turísticos da região de Porto União – SC e União da Vitória – PR.

Para mais informações: 42 3522-1996 | 98432- 8561

www.slavaukraini.com.br

Fonte: Divulgação evento

Redação do jornal Gazeta Informativa

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Escritor são-mateuense prepara novo livro para 2015
Colégio Estadual São Mateus inaugura quadra exclusiva de pebolim humano
A Festa Junina dos CMEI’s acontece no fim de semana em São Mateus do Sul

Deixe seu comentário

*