As peças do acervo próprio do museu, incluem costuras, pinturas, bordados, entre outros. (Fotos: Ana Alice Santos/Gazeta Informativa)

Na manhã de segunda-feira (9), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de São Mateus do Sul, abriu ao público, na Casa da Memória Padre Bauer, a exposição “Ateliê Feminino: resgate de trabalhos artesanais”.

A exposição que estará disponível até julho, é formada por um conjunto de trabalhos manuais, como um jogo de quarto centenário, peças em bordado e vestido de noiva que fazem parte do acervo pessoal de mulheres são-mateuenses, na primeira metade do século XX.

“Enquanto abordagem histórica, temos um contexto de época, em que tradicionalmente as mulheres preparavam-se para o casamento, fazendo inúmeros trabalhos nessa área. As peças do acervo próprio do museu, incluem costuras, pinturas, bordados, entre outros”, conta a historiadora e colunista da Gazeta Informativa Hilda Jocele Digner Dalcomuni, responsável pela curadoria da exposição.

O ambiente foi preparado especialmente para mostrar esse comportamento feminino, que passou por mudanças no decorrer do tempo. Afinal, era uma tradição, a jovem mulher confeccionar o seu próprio enxoval.

A Casa da Memória Padre Bauer está localizada na Avenida Ozy Mendonça de Lima, 284, Centro de São Mateus do Sul.

Serviço

O que? Exposição “Ateliê Feminino: resgate de trabalhos artesanais”;
Onde? Casa da Memória Padre Bauer;
Quando? De segunda à sexta-feira até julho de 2020;
Horário? 8h às 12h e das 13h às 17h;
Valor? Entrada gratuita.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Confira o calendário escolar municipal para o ano letivo de 2018
Święconka: bênção de Páscoa polonesa sobrevive a gerações e se adapta à cultura local
Premiação do 2º concurso do grupo Amantes da Leitura mistura amor pela literatura e fotografia