Era início da tarde de terça-feira (25), por volta das 13h40, a equipe do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul recebeu um telefonema para colaborar com o salvamento de uma família de cães que estava presa em uma manilha na Vila Amaral.

De acordo com Lila Vidal, membro da Organização Não-Governamental (ONG) 4 Patas de São Mateus do Sul, uma amiga entrou em contato com ela para pedir ajuda de resgate de uma ninhada de cães presos numa manilha do bairro. “Como eu estava com a minha mãe e não podia deixá-la sozinha, não pude ir, mas disse para ela chamar os Bombeiros até que eu conseguisse ir”, relata. Estiveram presentes no salvamento o Soldado Adilson Diachuka, 2º Sargento Jerônimo Chepiloski e Cabo Alan Feijó.

Chepiloski explica que a equipe teve todo o cuidado em relação a segurança dos animais que estavam presos e bem assustados. “Foi preciso cavar alguns buracos para podermos chegar até os cães. Eles se movimentavam muito, dificultando ainda mais o resgate”, informa. A ação durou cerca de 3 horas.

Da esquerda para direita: Soldado Adilson Diachuka, 2º Sargento Jerônimo Chepiloski e Cabo Alan Feijó.

Infelizmente um dos cães já estava sem vida durante o resgate, e dessa forma a equipe retirou mais quatro filhotes vivos. “A dificuldade estava em pegar a mãe. Fui com uma armadilha e isca, e quando vi ela entrou novamente na manilha e saiu com mais um filhote, porém ele também estava morto. Ela cavou um buraco e enterrou ele, empurrando a terra com o fuço. Depois disso conseguimos resgatá-la”, diz Lila.

A cadela já conseguiu doação de banho, tosa e dose de vacina e vermífugo. Os filhotes são uma fêmea e três machos, que serão castrados daqui 2 meses pela ONG 4 Patas. No momento a equipe necessita de ajuda com ração para filhote, vitaminas (Glicol Pet ou Glicopan), desinfetante, e vermífugo para filhotes. Os interessados em colaborar com a família de cães podem entrar em contato pelo telefone: (42) 98818-8880.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
ROSTOS DAS NOSSAS RUAS
Quase R$ 11 milhões são injetados na economia da região, no auxílio emergencial
Prefeitura de São Mateus do Sul abre processo seletivo para 20 vagas com salários de até R$ 2,2 mil