Mural de fotos preparado pela professora sobre as apresentações já realizadas. (Fotos: Acervo Pessoal)

O projeto “Minuto da Sabedoria”, criado pela Secretaria Municipal de Educação de São Mateus do Sul está em sua segunda fase, agora atuando diretamente com as famílias dos alunos das escolas municipais.

Toda a ação tem o objetivo de promover a reflexão de temas que envolvam cidadania, princípios e valores, instigando os alunos a expressarem em 1 minuto todo o aprendizado estudado em casa. Agora, a família é convidada para ir até a escola para debaterem sobre o tema junto do seu filho.

O projeto inicia-se em sala de aula a partir de discussões entre professores e alunos sobre as experiências de vida que trazem à tona situações que influenciam no comportamento das crianças. Em seguida, é selecionado um tema para o aluno (como saudade, amor, união, assiduidade, entre outros) para dialogar em sua casa.

A participação da família em sala de aula está acontecendo desde o mês de setembro, e de acordo com a professora Rosicleia Oliveira Guimarães, que leciona no 5º ano da Escola Municipal Odemira Cunha, os resultados estão superando as expectativas. “O representante da família sempre relata que com esse projeto eles podem repensar os valores, que devido a correria do dia a dia acaba ficando em segundo plano”, diz.

A professora também ressalta que os pais e responsáveis também comentam que a criança fica muito feliz com o trabalho em família e a possibilidade de apresentar para os colegas em sala de aula.

Cristiele de Lima de Camargo é mãe do pequeno Gabriel, e conta que o trabalho iniciou bastante conversa em casa, e juntos escolheram o tema “companheirismo”. Por conta do trabalho, os mais não puderam estar participando da apresentação, e quem representou a família foi a avó Carmen. “Minha mãe adorou acompanhar o Gabriel em sala de aula e conversar sobre o tema com toda a turminha.”

A mãe Andreza da Luz Gonçalves comenta que o projeto aproximou a família com o cotidiano do filho. “Acabamos aprendendo e descobrindo o quanto nossos filhos são capazes de tanta inteligência”, destaca.

O projeto contempla a dimensão social da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que enfoca no: “agir como cidadãos conscientes e agentes de transformação em questões de interesse coletivo”. Todos os professores e equipe da secretaria agradecem a todos que têm contribuído com este projeto.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituições de São Mateus do Sul fazem bonito quanto a conscientização do público foco
Reunião do Conselho Polônico empossa três novos membros
Jovem de colégio da rede estadual de ensino destaca-se com a produção de poemas