Educação e Cultura

Familiares dormem em fila para garantir vaga no Colégio São Mateus

Fotos: Portal Cultura Sul Fm

A fila com dezenas de pais que se revezavam com parentes e filhos, começou a se formar ainda no domingo (13), em frente ao Colégio Estadual São Mateus. Alguns pais passaram a noite de domingo e o dia inteiro de segunda-feira (14), para garantir o turno para o ano de 2016. As vagas eram para os alunos do 6º ano, que estavam com carta direcionada ao Colégio São Mateus, e a fila se formou em função da escolha do turno (matutino ou vespertino). Neste momento não são aceitas matrículas para alunos com carta direcionadas a outros Colégios.

Lídia Marcholcoski Riske, desde domingo na fila, garantiu a vaga para o seu filho

Lídia Marcholcoski Riske, desde domingo na fila, garantiu a vaga para o seu filho

“Meu filho chegou aqui (no colégio) domingo, por volta das 13h30, ele ficou até às 17h. Quando eu cheguei, fiquei na fila até meia-noite, eu e meu marido revezamos, fui para casa descansar e ele passou a noite aqui. Hoje (14), estou desde às 8h. Pelo filho a gente faz de tudo, até enfrentar fila e aguentar o cansaço”, diz a dona-de-casa, Lídia Marcholcoski Riske, moradora da localidade do Paiol Grande, mãe do Marcelo, 16 anos, que aguarda pela vaga no período matutino no primeiro ano do Ensino Médio.

A diretora Telma Staninzewski explicou que os alunos que estudam em dualidade com o Colégio, no caso a Escola Municipal Dr. Paulo Fortes, já têm vaga garantida para o sexto ano, já os alunos da Escola Municipal Pedro Effico, receberam uma carta matrícula, e foram encaminhados para colégios próximos a sua residência. “Quem tem essa carta, tem a vaga garantida, porém, não tem o turno assegurado”, disse a diretora.

A distribuição de senhas foi feita pela própria diretora, às 19h, de segunda-feira (14). Foram distribuídas 35 senhas para o 6º ano e, outras 35 para o primeiro ano do Ensino Médio – as senhas foram distribuídas de acordo com a ordem de chegada, estabelecida desde domingo (13). Ao receber as senhas, os pais puderam ir para casa e garantir a rematrícula, na terça-feira (15) às 8h, na secretaria do Colégio São Mateus. “Ao mesmo tempo em que a gente fica feliz porque demostra que os pais acreditam no nosso trabalho, no trabalho da nossa equipe e professores, me entristece em saber que eu não vou conseguir atender a todos nesse momento, nós não temos espaço físico o suficiente. Às vezes os pais me cobram e infelizmente a gente sabe que não é assim para conseguir fazer uma ampliação, mas isso requer tempo e não acontece da noite para o dia. Vemos que os pais confiam muito na qualidade dos nossos professores e equipe e, isso nos deixa muito contentes pois sempre estamos buscamos ofertar aos nossos alunos uma Educação Pública de alta qualidade. Estamos tendo também uma grande procura por alunos que estão saindo da rede particular e que querem estudar em nossa instituição. Mas as vagas para alunos de outros colégios serão disponibilizadas no início de janeiro, com data a ser definida ainda”, salienta a diretora.

AVISO
Para alunos novos ou outras cidades, as vagas que existirem, serão ofertadas na segunda semana de janeiro, com data a ser marcada e divulgada.

Da redação, com informações do Portal Cultura Sul FM

Redação

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
6ª e última reportagem da série “O Desabafo do Professor”
Greve é suspensa e alunos voltam às aulas em São Mateus do Sul
Cultura & Arte juntas em um só evento