Educação e Cultura

Fanfarra Mirim Nelson Nascimento traz títulos representando São Mateus do Sul em campeonato

A Fanfarra representa a Escola Municipal Professor Nelson Santos Nascimento, situado na Vila Americana. O grupo participou do XXVII Campeonato de Fanfarras e Bandas, trazendo para casa muitas premiações. (Foto: Divulgação Fanfarra)

Um dia após a apresentação que a Fanfarra Mirim Nelson Nascimento, da Vila Americana, realizou no desfile cívico em comemoração aos 110 anos de São Mateus do Sul, o grupo viajou para o município de Ivaiporã e participou do XXVII Campeonato de Fanfarras e Bandas, trazendo para casa muitas premiações. O evento aconteceu no sábado (22), no Ginásio Sapecadão.

A Fanfarra, que contém 25 integrantes de 7 à 15 anos de idade, viajou para a cidade do centro paranaense na sexta-feira (21), às 23h, e enfrentaram seis horas de estrada até o destino final. A apresentação iniciou às 8h20, sendo transmitida pela fanpage no Facebook do grupo. Às 12h30 a organização começou a anunciar os vitoriosos sendo: 1°lugar baliza – Ana Amarante; 1°lugar mor de comando -Denise Ulbrich; 1°lugar banda de percussão com liras infantil II; e 2°lugar linha de frente.

“Em nome da fanfarra quero dizer que nos sentimos muito orgulhosos com o resultado que cada um de nós alcançamos. Todo mundo se dedicou e com isso buscamos fazer com que mais jovens se interessem nas Fanfarras. Se queremos algo é possível, basta querer e fazer acontecer”, afirma Ana Amarante.

Os ensaios acontecem na terça-feira e quinta, com o maestro Paulo Ulbrich da Fanfarra Municipal de Antonio Olinto. “Fizemos uma parceria por serem cidades próximas e através disso dividimos instrumentos e ajudamos uns aos outros”, explica a baliza. Aos domingos os ensaios acontecem com o maestro Enrico Miroto, que foi quem deu reinício com a fanfarra Nelson Nascimento.

A Fanfarra iniciou em 2003, com o professor Sergio Santana, que adquiriu vários instrumentos com o apoio dos pais. O grupo participou de concursos dos quais trouxe vários troféus. Nos anos seguintes, a Fanfarra teve outros instrutores que participaram de desfiles cívicos e outras cerimônias que eram convidados a se apresentar.

A equipe teve uma breve interrupção e quando já em fase de desativação e venda dos instrumentos, em agosto de 2015, os membros antigos que fizeram parte da fanfarra, sentindo-se tristes por ver acabar um projeto do qual fizeram parte, se apresentaram a direção da Escola Municipal Professor Nelson Santos Nascimento, e ofereceram-se para prosseguir com os ensaios com um trabalho voluntário, para que a música e a arte não se apagassem na escola.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Grupo Karolinka é aprovado no Festival Internacional de Rzeszów na Polônia
Uniguaçu, Uniuv e Unespar suspendem aula a partir desta terça (17)
Prefeitura quer reunir histórias sobre o monge João Maria em São Mateus do Sul. Participe!