Educação e Cultura

Fanfarra Municipal de Antonio Olinto conquista vários títulos em renomado concurso

A Fanfarra Municipal de Antonio Olinto, participou sábado (22), do XXV Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas (Cinfaban), em Porto União, um dos mais renomados concursos de bandas de todo o Brasil, com a participação de quase 40 Corporações de diversos estados, conquistando o 1° Lugar com o Corpo Musical, 1° lugar com a Baliza Giulia, 1° lugar com a Mor de Comando Poliana, 1° lugar com o Corpo Coreográfico e 3° lugar com o Pelotão de Bandeiras, fruto do trabalho da equipe de coreografas Suelen e Alessandra de Lara e do Prof. de Dança e coreógrafo Antonio Marcos.

De acordo com Paulo Evandro Ulbrich Lepinski, coordenador geral e maestro da Fanfarra Municipal de Antonio Olinto, a apresentação no evento foi muito emocionante. “Pois a maioria dos componentes são menores de 12 anos, e ver eles ali, concentrados, com os olhos brilhando e depois da apresentação sendo aclamados pelo público é gratificante, o sorriso desses pequenos é a nossa maior conquista”, diz.

Paulo está à frente deste trabalho desde março de 2013, e se orgulha em dizer que, hoje com tantas adversidades no mundo, a corporação é um exemplo a ser seguido, pois conta com o total apoio da Prefeitura Municipal de Antonio Olinto, apoio dos pais dos alunos e acima de tudo do amor que esses jovens sentem pela Fanfarra.

Segundo Paulo, em conjunto com a Secretaria de educação de Antonio Olinto, foi promovido uma reformulação em 2013, adquirindo instrumentos e uniformes novos, e neste ano de 2015 abriram as portas para alunos de todas as idades, e o resultado foi incrível. “Não há que não se emocione em ver uma criança de apenas quatro anos uniformizado tocando um instrumento, ou com o vestido de baliza”, comenta.

Hoje a fanfarra conta com alunos de quatro a 15 anos, se dedicando e assumindo a responsabilidade de representar não só Antonio Olinto mas toda a região. São 45 alunos, divididos entre Corpo Musical, Corpo Coreográfico, Linha de Frente, Balizas e Mor de comando, que apesar de todas as possibilidades de diversão (inclusive virtuais) escolheram a mais bela das artes como atividade extra.

Os ensaios ocorrem aos sábados no Ginásio Municipal de Antonio Olinto, sempre com o apoio dos pais, que participam dos ensaios e das apresentações. Atualmente a fanfarra é Tricampeã Paranaense em sua categoria, participa também abrilhantando diversas festividades e desfiles cívicos.

“Em nome do grupo agradeço ao Prefeito Fabio Machiavelli e a secretária de educação Solange Schafauser pelo apoio irrestrito, agradecemos porque hoje vemos fanfarras acabarem por não contarem com apoio do poder público, então assim como a arte tem de ser valorizada, nós também valorizamos quem nos apoia. Fanfarra Municipal de Antonio Olinto. Um orgulho para a Cultura de nossa Região”, finaliza Paulo.

Últimos posts por Thaís Siqueira (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Colégios Estaduais escolherão diretores
Paixão de Cristo em São Mateus do Sul foi sucesso de público e encenação
Afinal, o que é a aprendizagem do Senac?