Educação e Cultura

Fanfarra Municipal de Antonio Olinto é tetracampeã paranaense

Foto: Divulgação

A Fanfarra Municipal de Antonio Olinto foi tetracampeã paranaense, no 24° Campeonato Paranaense de Fanfarra e Bandas, que ocorreu nos dias 26 e 27 de setembro, em Guarapuava, promovido pela Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas.

No campeonato participaram todas as corporações filiadas à Federação, que ao todo somam 47, e a banca de jurados foi composta por músicos e maestros de renomadas orquestras do Paraná e de outros estados.

“Foi uma satisfação enorme receber o título, até mesmo porque foi conquistado por crianças, que assumem a responsabilidade de ensaiar, de representar Antonio Olinto e a região. Na hora do resultado vê-los chorando de emoção é sem dúvidas um momento que jamais sairá dos corações dos pais e professores”, diz Paulo Evandro Ulbrich Lepinski, coordenador geral e maestro da Fanfarra.

Para Paulo, a fanfarra esteve próximo de acabar, e através da união entre a Administração Municipal, pais, professores e alunos, puderam resgatar e reformular a Corporação, “mas os merecedores desse título são as crianças que ensaiam e vestem a camisa da fanfarra com muito amor”, enfatiza.

A fanfarra
Em conjunto com a Secretaria de educação de Antonio Olinto, foi promovido uma reformulação em 2013, adquirindo instrumentos e uniformes novos, e neste ano de 2015 abriram as portas para alunos de todas as idades, e o resultado foi incrível. “Não há que não se emocione em ver uma criança de apenas quatro anos uniformizado tocando um instrumento, ou com o vestido de baliza”, comenta Paulo.

Hoje a fanfarra conta com alunos de quatro a 15 anos, se dedicando e assumindo a responsabilidade de representar não só Antonio Olinto mas toda a região. São 45 alunos, divididos entre Corpo Musical, Corpo Coreográfico, Linha de Frente, Balizas e Mor de comando, que apesar de todas as possibilidades de diversão (inclusive virtuais) escolheram a mais bela das artes como atividade extra.

Os ensaios ocorrem aos sábados no Ginásio Municipal de Antonio Olinto, sempre com o apoio dos pais, que participam dos ensaios e das apresentações. Atualmente a fanfarra é Tricampeã Paranaense em sua categoria, participa também abrilhantando diversas festividades e desfiles cívicos.

Conforme Paulo, o objetivo da fanfarra é formar cidadãos de bem, “conhecedores de princípios que serão importantes durante toda sua vida, são jovens que conhecem desde cedo a importância da responsabilidade, da dedicação e da amizade. Os resultados são frutos desses princípios, e no fim o maior prêmio que conquistamos não é material”, diz.

A Fanfarra de Antonio Olinto possui dois títulos: tetracampeã Paranaense e Campeã Interestadual de Fanfarras. Segundo Paulo, a maior dificuldade que o grupo encontra, é conciliar as atividades dos alunos e professores, que muitas vezes se desdobram para ensaiar, mas nada que impeça de realizar seus objetivos.

“A fanfarra toda é destaque nos eventos que participa, até mesmo porque alguns são tão novos e já estão ali concentrados em um objetivo único, emocionam a todos. A baliza Giulia é também um grande destaque, pois, com apenas 11 anos é Tricampeã Paranaense, sempre com pontuações expressivas, é um talento de nossa região que figura entre as melhores balizas do estado, tem um futuro promissor sem dúvidas”, comenta com orgulho.

Paulo afirma que o apoio da Administração Municipal é de uma importância imensurável, “pois além do apoio financeiro temos apoio moral, a secretaria de educação está presente em todas as apresentações da corporação dando suporte sempre que necessário, neste campeonato paranaense, instantes após o resultado recebi ligação do Prefeito Fabio Machiavelli o qual pediu para que colocasse o telefone diante dos alunos para no viva voz dar os parabéns”, conta.

Paulo diz que está em uma fase do seu trabalho como maestro que lhe deixa extremamente contente, “conto com a colaboração das coreógrafas Suelen e Gisele, e Alessandra de Lara que fazem um trabalho excepcional com o corpo coreográfico e com as balizas. Fiz muitos trabalhos com os quais me identifiquei muito, mas nunca tive apoio tão explicito do poder público, some a isto uma equipe de professores excepcionais e quase 50 jovens e crianças dedicados, sorrindo, se emocionando e emocionando os que lhes prestigiam”, finaliza.

Últimos posts por Thaís Siqueira (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Volta às aulas 2020!
Eleitos os novos diretores das escolas estaduais de São Mateus do Sul
Grupo de dança Resgate Gaúcho organiza espetáculo em São Mateus do Sul