Região

Fanfarra Municipal de Antonio Olinto se consagra tetracampeã no Cinfaban

A Corporação de Antonio Olinto participa desde 2013 do evento e vem sendo campeã consecutiva desde 2015. (Fotos: Acervo Pessoal)

A Fanfarra Municipal de Antonio Olinto atua no município vizinho de São Mateus do Sul, e conta com 52 alunos participantes, de 5 a 18 anos, que devem estar regularmente matriculados em alguma rede de ensino. “No ano de 2013 a Fanfarra passou por uma reestruturação com apoio da Prefeitura Municipal. Ali foram adquiridos novos instrumentos, uniformes e transporte para os alunos”, explica o Maestro Paulo Ulbrich Lepinski.

No sábado (18), a Fanfarra participou do XXVIII Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas (Cinfaban), sediado no ginásio Lauro Muller Soares, em Porto União – Santa Catarina, que contou com mais de 30 apresentações. “Esse é um dos concursos de maior prestígio no meio das bandas e fanfarras”, explica o Maestro. A Corporação de Antonio Olinto participa desde 2013 do evento e vem sendo campeã consecutiva desde 2015. “Esse ano trouxemos o título de tetracampeã para o município de Antonio Olinto”, afirma o Maestro orgulhoso. Ele também conta que a Baliza conquistou o tetracampeonato, o Corpo Coreográfico tornou-se tricampeão e a MÓR com a Linha de Frente trouxeram para casa a vitória do bicampeonato.

A Fanfarra disputou as alegorias com oito corporações. “Iniciamos a preparação desde o início do ano letivo. No início os ensaios são uma vez por semana. Na medida que os eventos vão surgindo, ensaiamos mais que um dia”, explica Paulo. Essa preparação requer muita dedicação e comprometimento dos alunos, que tinham como meta no Cinfaban a classificação em todos os quesitos. “Os alunos sabiam de sua capacidade e desempenharam com muita tranquilidade suas apresentações”, afirma.

Um dos principais motivos de satisfação do Maestro é essa responsabilidade dos alunos darem o máximo de si em nome da Fanfarra. “A minha felicidade é ver que as crianças e os adolescentes estão exercendo uma atividade sadia que ensina muito sobre companheirismo, dedicação e força de vontade”, diz. O Maestro diz que os títulos são a consequência de todo o esforço, e deseja que todos os momentos dos alunos com a Fanfarra se tornem inesquecíveis.

De acordo com o Prefeito Municipal Fabio Machiavelli, a participação da Fanfarra é muito importante para a cultura e divulgação do município para outras localidades. “Ele ensina por base da educação como os jovens podem se tornar disciplinados em uma atividade dinâmica”, diz. O Prefeito ainda ressalta que não mede esforços para incentivar e investir nesse tipo de prática. “A Fanfarra Municipal de Antonio Olinto também foi convidada para se apresentar em outros municípios em desfiles cívicos no mês de setembro. Fico contente com esse tipo de reconhecimento”, afirma.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Tradicional festa da gruta de São João do Triunfo acontece neste domingo (8)
Morre Peterson Koslinski de Antonio Olinto
Nova sede da Prefeitura Municipal de Antonio Olinto é inaugurada