Kumon: Educação em São Mateus do Sul

Férias e estudo: dá pra conciliar?

Com um pouco de organização, é possível, sim, separar alguns minutos do dia para o aprendizado sem que isso prejudique o descanso e a diversão.

É unanimidade. Todo mundo gosta de férias e todo mundo PRECISA de férias. Ninguém questiona o fato de que, depois de meses de dedicação, os estudantes merecem um período de descanso.

É por isso que, muitas vezes, sentimos um certo desconforto com a ideia de estimularmos nossos filhos a estudarem no período de férias. Se nós não queremos trabalhar em nossos dias de folga, não seria crueldade forçarmos nossos filhos a isso?

A resposta é não! Ao contrário dos adultos, as crianças e jovens estão em processo de desenvolvimento, e esse processo não pode simplesmente parar só porque chegou o mês de julho ou de janeiro.

O método Kumon, além de ensinar Matemática, Português, Inglês ou Japonês, visa também desenvolver o autodidatismo, a concentração, a autonomia, a perseverança, o raciocínio rápido, entre muitas outras habilidades que dependem de disciplina e, o mais importante, de uma rotina diária de estudos, que não pode parar nas férias.
O estudo nas férias é essencial para o desenvolvimento de nossos alunos, porém é preciso muito cuidado para que não se torne um fardo o que era para ser apenas alguns minutos de aprendizado. A maioria das crianças, no início, terá dificuldade para incluir, na rotina de férias, o momento do estudo, por isso é importante que os pais estejam atentos para auxiliá-las nesse processo.

No que diz respeito ao estudo nas férias, uma estratégia que dificilmente falha é colocar o momento da lição no período da manhã, logo depois que a criança acorda. Assim, em alguns minutos, ela cumpre com seus deveres e tem o dia todo para brincar e se divertir.

Outra dica importante é o diálogo com o orientador, que precisa estar ciente dos planos da família para as férias, bem como da motivação (ou desmotivação) do aluno em relação aos estudos. Como tudo no Kumon, a quantidade de lição de férias é determinada individualmente, levando em conta a realidade de cada aluno. É assim que conseguimos dosar a quantidade ideal de estudo que permita o máximo de desenvolvimento de cada criança sem que haja sobrecarga ou qualquer prejuízo ao divertimento nas tão merecidas férias.

Como uma de nossas alunas, a Laura Nadolny, que faz inglês, português e matemática na nossa Unidade fala: “Fazer Kumon nas férias é uma ótima oportunidade para continuar estudando e não perder o ritmo na escola.”
A Unidade Kumon São Mateus do Sul oferece as matérias de Matemática, Inglês e Português. Faça-nos uma visita e conheça o método!

Kumon

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Rotina de Estudos
5 curiosidades sobre o método Kumon
Autodidatismo