Religiosidade

Festa em Louvor a Nossa Senhora da Luz acontece em Tijuco Preto

A procissão contou com a representação da Santa que pertence à família tradicional são-mateuense. (Fotos: Márcio Guimarães)

Aconteceu no domingo (9), na comunidade de Tijuco Preto, a tradicional festa em louvor a Nossa Senhora da Luz. Na ocasião, dezenas de cavaleiros e fiéis levaram a imagem da Santa em procissão até a capela da comunidade. Após a celebração da Santa Missa, os presentes prestigiaram um deliciosos almoço e uma animada tarde festiva.

Atualmente a imagem de Nossa Senhora da Luz se encontra na casa de Sebastião da Luz. A festa em louvor à Santa aconteceu no último domingo (9).

A imagem de Nossa Senhora da Luz fica na residência de Sebastião da Luz e possui uma história muito bonita e tradicional para a família. Com idade estimada de 160 anos, a imagem de cerâmica acompanhou a família de imigrantes que veio da Polônia. Há relatos de que ela foi trazida pelos pais de Albertina da Luz, que chegou no Brasil com 15 anos.

O primeiro lugar que a família residiu foi em São José dos Pinhais, desse modo, a imagem foi repassada de geração para geração. Em São Mateus do Sul, a obra ficou aos cuidados de Anibal da Luz (em memória), e hoje se encontra na residência de Sebastião, filho de Anibal.

A festa acontece anualmente na comunidade, e a cada ano que passa atrai a devoção de mais fiéis, que juntos realizam promessas em busca da intercessão de Nossa Senhora da Luz. A devoção à Santa nasceu em Portugal, no período em que este Reino empenhava-se na realização das viagens marítimas e na conquista da África.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Os 70 anos da gruta Nossa Senhora de Lourdes em Fluviópolis
Bispo Emérito Dom Walter Ebejer completa 90 anos
Vibração Jovem 2018 reúne mais de mil jovens em momento de evangelização em São Mateus do Sul