Religiosidade

Festa em Louvor a Nossa Senhora da Luz acontece em Tijuco Preto

A procissão contou com a representação da Santa que pertence à família tradicional são-mateuense. (Fotos: Márcio Guimarães)

Aconteceu no domingo (9), na comunidade de Tijuco Preto, a tradicional festa em louvor a Nossa Senhora da Luz. Na ocasião, dezenas de cavaleiros e fiéis levaram a imagem da Santa em procissão até a capela da comunidade. Após a celebração da Santa Missa, os presentes prestigiaram um deliciosos almoço e uma animada tarde festiva.

Atualmente a imagem de Nossa Senhora da Luz se encontra na casa de Sebastião da Luz. A festa em louvor à Santa aconteceu no último domingo (9).

A imagem de Nossa Senhora da Luz fica na residência de Sebastião da Luz e possui uma história muito bonita e tradicional para a família. Com idade estimada de 160 anos, a imagem de cerâmica acompanhou a família de imigrantes que veio da Polônia. Há relatos de que ela foi trazida pelos pais de Albertina da Luz, que chegou no Brasil com 15 anos.

O primeiro lugar que a família residiu foi em São José dos Pinhais, desse modo, a imagem foi repassada de geração para geração. Em São Mateus do Sul, a obra ficou aos cuidados de Anibal da Luz (em memória), e hoje se encontra na residência de Sebastião, filho de Anibal.

A festa acontece anualmente na comunidade, e a cada ano que passa atrai a devoção de mais fiéis, que juntos realizam promessas em busca da intercessão de Nossa Senhora da Luz. A devoção à Santa nasceu em Portugal, no período em que este Reino empenhava-se na realização das viagens marítimas e na conquista da África.

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Ronaldo Rodrigues é o novo padre da Diocese de União da Vitória
11º Ognisko será neste sábado (8), na Vila Nepomuceno
Teatro da Paixão de Cristo realizada pelo JUC fará pausa em 2018 e voltará repaginado em 2019

Os comentários estão fechados