Geral

Fiéis são-mateuenses festejam Nossa Senhora da Assunção, a padroeira do município

Foto: Thaís Siqueira

A Paróquia São Mateus promoveu mais uma edição da Festa da Padroeira do município de São Mateus do Sul, a Nossa Senhora da Assunção. A programação foi além do dia de feriado municipal, 15 de agosto, se estendeu até domingo, dia 16.

Desde o dia 26 de julho, a cada dia, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora visitou uma comunidade da Paróquia, que no total são 20. Uma carreata, uma missa com pregações especiais e um lucernário (celebração feita com velas e louvores) marcaram esses dias.

Foto: Silvano Surmacz

Foto: Silvano Surmacz

Sábado, dia 15 de agosto, a Comunidade da Vila Palmeirinha, última a receber a visita, trouxe a imagem de volta à Matriz. Uma missa muito especial foi celebrada e animada pelo Coral de Crianças “Miudeza de Jesus”, concelebrada pelos Padres Silvano Surmacz e Joviano José Salvatti, acompanhada de grande multidão que marcou o início dos festejos.

Ainda no sábado, ocorreu a noite alemã no Salão Paroquial, com prato típico. No dia 16, domingo, houve a missa, às 10h, com a presença de todas as comunidades da Paróquia São Mateus, logo após aconteceu a roda de chimarrão, almoço com tradicional churrasco e tarde festiva animada pela dupla Tiago Faria e Gabriel. O encerramento deu-se com o sorteio de 14 prêmios.

Foto: Silvano Surmacz

Foto: Silvano Surmacz

De acordo com o Pe. Silvano, este ano o movimento foi além das expectativas, pois além da grande obra de evangelização, aconteceu um bonito entrosamento entre as comunidades que se visitaram. “As festividades no salão também surpreenderam. Além de tudo, recebemos a Exposição João Paulo II… ‘para se sentir Polonês’, 29 painéis elaborados pelo fotógrafo polonês Grzegorz Galazkas, retratando o pontificado de Papa Polaco. A exposição permanece até o dia 23, indo depois para a Comunidade da Água Branca. Um muito obrigado a todos os colaboradores, voluntários e pessoas que fizeram a festa brilhar e ser uma marco na Igreja Católica de São Mateus do Sul”, comenta.

Origem da Festa da Assunção de Nossa Senhora

De acordo com o Pe. Silvano, desde o início da Igreja se crê que Maria, a Mãe Imaculada do Filho de Deus, terminada sua jornada na terra, foi elevada em corpo e alma à glória do céu. É a Assunção de Nossa Senhora.

Em 1950 o Papa Pio XII, com a constituição apostólica do Papa Pio XII Munificentissimus Deus definiu o dogma da assunção de nossa senhora em corpo e alma ao céu. Diz a Constituição: “Os fiéis, guiados e instruídos pelos pastores, souberam por meio da Sagrada Escritura que a virgem Maria, durante a sua peregrinação terrestre, levou vida cheia de cuidados, angústias e sofrimentos; e que, segundo a profecia do santo velho Simeão, uma espada de dor lhe traspassou o coração, junto da cruz do seu divino Filho e nosso Redentor. E do mesmo modo, não tiveram dificuldade em admitir que, à semelhança do seu unigênito Filho, também a excelsa Mãe de Deus morreu. Mas essa persuasão não os impediu de crer expressa e firmemente que o seu sagrado corpo não sofreu a corrupção do sepulcro, nem foi reduzido à podridão e cinzas aquele tabernáculo do Verbo divino. Pelo contrário, os fiéis iluminados pela graça e abrasados de amor para com aquela que é Mãe de Deus e nossa Mãe dulcíssima, compreenderam cada vez com maior clareza a maravilhosa harmonia existente entre os privilégios concedidos por Deus àquela que o mesmo Deus quis associar ao nosso Redentor. Esses privilégios elevaram-na a uma altura tão grande, que não foi atingida por nenhum ser criado, excetuada somente a natureza humana de Cristo.”

Reza a mesma, definindo o solene do dogma: “Pelo que, depois de termos dirigido a Deus repetidas súplicas, e de termos invocado a paz do Espírito de verdade, para glória de Deus onipotente que à virgem Maria concedeu a sua especial benevolência, para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e triunfador do pecado e da morte, para aumento da glória da sua augusta mãe, e para gozo e júbilo de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos s. Pedro e s. Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que: a imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial. Dado em Roma, junto de São Pedro, no ano do jubileu maior, de 1950, no dia 1 ° de novembro, festa de todos os santos, no ano XII do nosso pontificado. Eu PIO, Bispo da Igreja Católica assim definindo, subscrevi.”

História breve em São Mateus do Sul

Segundo o Pe. Silvano, em 1900 foi construída uma Igreja dedicada a Nossa Senhora da Assunção ao lado da atual Igreja Matriz São Mateus, e como já existia outra Igreja (no alto da Rua 21 de setembro) dedicada a São Mateus, tanto São Mateus como Nossa Senhora da Assunção foram invocados como padroeiros protetores do Município e da Paróquia São Mateus. Quando foi inaugurada a nova Igreja Matriz, em 08 de dezembro de 1964, os dois padroeiros se incorporaram à nova Igreja. Em 1969 infelizmente e igreja de madeira foi demolida. Seus vitrais e porta principal estão na Capela do Arroio da Cruz, construída em 1970.

Até anos recente a Paróquia São Mateus organizava duas festas, mas o município organizou a Expomate por ocasião do dia 21 de setembro e a Paróquia ficou com a Festa da Assunção de Nossa Senhora, celebrada em 15 de agosto.

Uma curiosidade: o cinquentenário do município de São Mateus do Sul, dia 21 de setembro de 1958, foi organizado pela Paróquia São Mateus, visto que a Prefeitura não tem recursos para tal, conforme o Livro Tombo da Paróquia São Mateus.

Resultado dos prêmios da Festa em Louvor a Nossa Senhora da Assunção
sorteado no dia 16 de Agosto:

Prêmios Ganhadores
1º. TV 50’ José Alcione G. da Cruz
2º. Iphone 5s Thainá Laiz  da Rosa
3º. TV 42” Bernadete Silveira
4º. TV 32’ Adilson jr. Zakrzewski
5º. Nootebok Elpidio Brusque
6º. Fritadeira Elétrica Tais Ralav
7º. R$ 500,00 Antonio Antunes  Oliveira
8º. Kit(batedeira, Grill e liquidificador Luan Pereira Ferraz
9º. Kit(batedeira, Grill e liquidificador Vitor Henrique Hiwankiv
10º. 60 litros de gasolina Reni Matias de Oliveira
11º. 60 litros de gasolina Gabriele e Andrieli Maciel
12º. Máquina de Café Expresso Monica Olszewski
13º. Vale Presente do Boticário Janete Toppel
14º. Biblia Ilustrada Bruna Staniszewski
Últimos posts por Thaís Siqueira (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Paraná prepara seringas e logística para vacinação
São-mateuense está em processo judicial por empréstimo de nome para cunhado
Movimento católico do Terço dos Homens cresce cada vez mais em São Mateus do Sul