O Dia de Finados é celebrado anualmente no dia 2 de novembro, sendo marcado por um momento de oração e saudade daquelas pessoas que já partiram. (Fotos: Éber Deina/Gazeta Informativa)

O Dia de Finados é uma data bastante importante, para uma significativa parcela da população brasileira. Celebrado anualmente no dia 2 de novembro, o hábito de origem cristã é revivido e praticado ao longo de todo o planeta, por diferentes civilizações, e das mais variadas formas. A tradição envolve muita religiosidade, girando em torno da realização de homenagens dedicadas aos mortos.

A ideia de se dedicar um dia para rezar pelas pessoas que já partiram, remonta do século V. No entanto, foi a partir do século XII que o dia 2 de novembro passou a ser reconhecido como Dia de Finados. A celebração atinge diferentes dimensões, conforme o local do planeta. No Brasil, a tradição é guiada pelo sentimento, fazendo com que diversos fiéis se dirijam aos cemitérios, a fim de orar por seus entes queridos.

Recomendações para o Dia de Finados

Assim como em outros estados brasileiros, a população são-mateuense também possui o hábito de se dirigir aos cemitérios no Dia de Finados, levando flores, velas e orações guiadas pela fé e pela saudade daqueles que já partiram. O responsável pelo Cemitério Municipal de São Mateus do Sul, João Luis Silva dos Santos, comentou sobre os cuidados que deverão ser adotados neste ano, em função da pandemia de Covid-19. “Pedimos que a população são-mateuense, que se dirige com muito carinho anualmente ao Cemitério no Dia de Finados, faça a utilização de máscaras e do álcool gel, que estará disponível na entrada”, destacou ele.

A antiga tradição cristã do Dia de Finados, estendeu-se à diversas civilizações e culturas ao longo do planeta, sendo uma prática bastante cultuada pela sociedade são-mateuense.

O Cemitério da Colônia Taquaral contém fragmentos bastante significativos da cultura tradicional são-mateuense, principalmente de famílias de origem polonesa que se estabeleceram na região.

O Cemitério Municipal de São Mateus do Sul é um dos mais procurados de nossa cidade, estando localizado na região
central do município.

O responsável pelo Cemitério Municipal de São Mateus do Sul, da Colônia Taquaral e de São Miguel da Roseira, também atentou para a realização de construções nos ambientes. “As construções nos cemitérios municipais estarão liberadas até o dia 27 de outubro. Os dias 28 e 29 serão reservados para a limpeza, e os dias 30 e 31 para a colocação de flores”, explicou João Luis.

Horário de atendimento e outras recomendações

As visitações para o Dia de Finados estarão abertas nos dias 1º e 2 de novembro, com horário de atendimento das 7h30 às 19h. Será obrigatório o uso de máscaras para todos aqueles que adentrarem as dependências dos cemitérios municipais. De acordo com o responsável, para quem se dirigir ao Cemitério da Colônia Taquaral, haverá uma caixa d’água destinada à limpeza. Vale lembrar que no referido cemitério, não há funcionários, portanto em caso de necessidade, deverá ser procurado João Luis, no Cemitério Municipal de São Mateus do Sul, localizado na Rua Altino Ferreira de Lima, nº 1195.

Para aqueles que realizarem lavagens nos túmulos ou sepulturas, a equipe dos cemitérios solicita para que não se molhem os túmulos adjacentes, contribuindo e respeitando a origem de diversas famílias que construíram a história de nossa região. Lembre-se de levar saco plástico e recolher o seu próprio lixo, além de seguir as determinações de saúde. Que as celebrações ocorram da maneira mais segura e tranquila para todos!

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Novo bispo de União da Vitória tomará posse na Diocese
Canadeneses vêm para São Mateus do Sul e participam de encontro religioso
Grupo de Jovens JUC reinaugura nova sala diante os membros do grupo e da comunidade são-mateuense