(Imagem Ilustrativa)

Florence Nightingale foi uma reformadora social inglesa, estaticista e fundadora da enfermagem moderna. Nightingale ganhou destaque ao servir como chefe e treinadora de enfermeiras durante a Guerra da Crimeia, na qual organizou o atendimento aos soldados feridos.

Nightingale defendia o ensino da enfermagem ligado à instituição hospitalar, e considerava o ideal da enfermagem uma vocação, que requeria dedicação exclusiva e árdua preparação. … Possuidora de incomum conhecimento para a época, Florence pode ser considerada a primeira pesquisadora de enfermagem no mundo, nasceu em 12 de maio de 1820 e faleceu em 13 de agosto de 1910.

Ana Néri foi a pioneira da enfermagem no Brasil. Prestou serviços voluntários, nos hospitais militares de Assunção, Corriente e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai. Ana Néri nasceu no dia 13 de dezembro de 1814 e faleceu em 20 de maio de 1880.

DECRETO N° 48.202/60 – Institui a “Semana da Enfermagem. Art. 1º – Fica instituída a Semana da Enfermagem, a ser celebrada anualmente, de 12 a 20 de maio, datas nas quais ocorreram, respectivamente, em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Neri.

Prezados leitores, trago essas informações, colhidas na internet, para lembrar que estamos vivendo a semana da enfermagem, semana dedicada aos profissionais mais sobrecarregados de trabalho nesses tempos sombrios, são homens e mulheres que estão na linha de frente em todos os momentos de um atendimento de saúde, desde a recepção do paciente, até o momento da alta, ou infelizmente, no momento de cobrir com o lençol, mais um paciente em óbito.

Tento fazer essa homenagem, sem encontrar as palavras certas, então recorro ao divino enfermeiro, Jesus Cristo para que seja presente junto a esses profissionais, fortalecendo, protegendo e abençoando cada um deles.
De minha parte, só resta dizer…

Obrigado a todos vocês, profissionais da enfermagem, pela competência e resiliência.

Deus abençoe a todos.

Oscar Okonoski
Últimos posts por Oscar Okonoski (exibir todos)

Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS
A Escolha de Sofia
E a vacina chegou
A lição positiva do vírus